SEM EXAGERO

Analise sua firmeza, para que se não transforme em petrificação.

 

É muito bom e importante que uma pessoa seja segura de seus valores e de suas ideias, que saiba quem é e o que quer para sua vida, para onde caminha e qual é seu real valor.

Entretanto, tudo que é excessivo foge do equilíbrio; e essa criatura pode tornar-se tão segura de si que acabará dispensando toda e qualquer informação nova, não aceitando qualquer pensamento que fuja do que conhece e aprova.

Essa pessoa tornar-se-á inflexível, fechada para mudanças, reprovando tudo que for diferente do que pensa, age ou sente. O que era antes uma qualidade transforma- se em desvio.

Normalmente essa relutância em analisar novas ideias, valores, pesquisas, conceitos e comportamentos origina-se do medo; medo do desconhecido, medo de descobrir-se errada, medo de perder seu chão seguro.

Mas o discípulo do Senhor não pode se permitir ter medo do desconhecido. Se, por um lado, deve ser aberto a tudo lhe é apresentado, só deve reter as informações coerentes que não levem à desestruturação familiar e social. Já disse Emmanuel que deve o homem ouvir tudo, reter apenas o bem.

Não se constrói uma sociedade mais justa e moderna com ideias ultrapassadas. Não caminha a humanidade para a luz sem a curiosidade, sem pesquisas, sem perguntas, que devem ser respondidas, que devem ser estudadas.

Assim, querido irmão, se você é do tipo que sabe o que quer para si, parabéns. Porém cuidado para que essa segurança não o transforme em uma pessoa irredutível em seu modo de pensar, achando que já possui toda a verdade, fechando-se a toda nova informação.

Esteja sempre preparado para novos valores, novas descobertas, novas possibilidades, novas palavras, aprenda a ousar e a experimentar.

Lembre-se de que se o homem não tivesse ousado pensar diferente, perguntando como e por que, ainda acreditaríamos hoje que a Terra é o único planeta no universo, que o rico e o pobre são biologicamente diferentes e que o sexo do bebê é determinado pela mulher.

 

Aí está toda a diferença entre saber o que se quer e saber que se sabe muito pouco sobre o universo, sobre as pessoas e suas reações.

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 74

 

Post a comment

Print your tickets