O HOMEM SÁBIO

 

O homem sábio não censura, ensina pelo exemplo.

– André Luiz

 

 

O homem mais sábio do planeta Terra foi Jesus, Nosso Mestre e Senhor, que esteve entre nós, há mais de dois mil anos.

 

Quando encarnado, Jesus pregava não só através das palavras, mas, notadamente, pela exemplificação.

 

Em verdade, não existe didática melhor, mais eficaz do que ensinar exemplificando.

 

O método da exemplificação torna a lição muito mais fácil de ser compreendida. Em consequência, a assimilação dos ensinamentos torna-se mais rápida, sem demora e sem esforço.

 

Assim, na escola material, o professor, após a explanação, a explicação minuciosa, sempre que possível, não deixa de dar um exemplo prático do que foi ensinado.

 

Sobretudo na pregação doutrinária, a exemplificação torna-se ainda mais importante porque o assunto é, não raras vezes, abstrato, sem aquela realidade sensível e visível para todos.

 

Por isso, nessas ocasiões, o ver para crer torna-se quase que uma exigência de quem gostaria de sentir a maravilha do ensinamento acontecendo com ele mesmo.

 

Jesus, infinitamente sábio, arrastava multidões atrás de si porque tinha aquela imensa capacidade de fazer acontecer os ensinamentos maravilhosos que pregava.

 

Assim, colocando em prática os ensinamentos de Jesus, não só demonstraremos que somos bons discípulos, como também, estaremos confirmando o aprendizado de que o homem sábio não censura, mas ensina pelo exemplo.

 

Sejamos, pois, pessoas judiciosas, sensatas, prudentes e discretas, sempre prontas para ajudar o próximo, seguindo, mesmo que distante, os passos de Jesus.

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 74

 

 

 

Post a comment

Print your tickets