VIRTUDES NA CARIDADE  

 

A indulgência com os defeitos alheios é uma das virtudes compreendidas na caridade.

– Perfeição Moral

 

 

A todo o momento somos induzidos à prática da caridade e, apesar disso, não assimilamos que esta realidade é uma das finalidades de nosso aprendizado nesta Terra. De tão simples, a tornamos uma prática desinteressante. Para nossa evolução espiritual, desejamos vivenciar grandes momentos, através dos quais possamos demonstrar e apreciar nossa ação caridosa, que dificilmente nos apercebemos deles, ávidos que estamos por instantes espetaculares para agir caridosamente.

 

Ser indulgente, usar de indulgência para com o próximo é um ato tão amoroso, que não o percebemos quando ao nosso lado, à nossa frente, em nosso lar, ou seja, em qualquer lugar ou situação.

 

Ser indulgente requer, realmente, grandiosidade de mente e coração, amor, compreensão, entendimento para com nossos irmãos em Deus Pai. Sempre presente e atento, observador e crítico, o homem tem olhos para o negativismo, quando enxerga apenas os pontos fracos de seu semelhante.

 

Observar é sempre um grande aprendizado, quando sabemos ver para aprender, jamais para criticar. Quando sendo indulgente, perdoamos, esquecendo as fraquezas alheias e enriquecendo-nos, interiormente.

 

Sejamos, pois, até mesmo para nosso merecimento, indulgentes para com os defeitos alheios, pois com certeza, trazemos em nós mesmos, tantos outros mais, quanto podemos sentir em nossos irmãos. Não percebemos que estamos neste mundo para nos purificar, aprender a vivenciar o amor e o perdão como nos ensina Jesus em seu evangelho.

 

Se quisermos que tenham paciência e indulgência para conosco e nos envolvam amorosamente, sejamos os primeiros a proceder desta maneira.

 

Quando se compreende o valor do perdão, a aceitação de nossos irmãos como eles são, certamente nos aceitarão igualmente e também nos perdoarão.

 

“Com a medida que medirdes vosso próximo, assim também vosso Pai vos medirá”

 

Ser indulgente é praticar a caridade em uma das mais puras e maiores expressões de viver, demonstrando merecer, com dignidade, ser chamado filho do Pai misericordioso e aprendiz amoroso do mestre Jesus.

 

Ser indulgente com os defeitos alheios nos faz portador da chave maior que nos abrirá as portas para um mundo e uma vida eterna melhores.

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64

Post a comment

Print your tickets