Destruindo o materialismo, Ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse.
– Lei do Progresso
Ao reencarnar na Terra, o homem vem com tripla finalidade: desenvolver seu intelecto, aprimorar seus valores morais e retificar seu passado.
Ocorre que, frequentemente, essa finalidade cai no esquecimento e o homem foca seu interesse em prazeres que só o afastam dela; para ele, na maioria das vezes, é mais interessante conquistar poder, usufruir dos benefícios que o dinheiro e o conforto oferecem e dedicar-se à satisfação de seus instintos e prazeres.
Assim sendo, ele dedica seu tempo a aprimorar apenas o exterior, sem se preocupar com seus sentimentos e sua ética.
Afasta-se completamente do rumo que havia programado para sua vida, quando no plano espiritual.
Há algumas alternativas para este homem, entre elas, ver-se privado de tudo que entrave a realização do que programou. Assim, vemos uma doença tirar a beleza de corpos antes considerados deuses; fortunas que se perdem, poderes que se esvaem.
Somente Deus, afastando-o do materialismo, poderá despertá-lo para o que realmente interessa ao seu espírito. Muitas vezes a destruição se faz necessária para que o indivíduo compreenda a sua real necessidade e o que realmente poderá valorizá-lo e fortalecê-lo como ser humano.
É claro que se o homem soubesse dar a cada conquista material o seu devido valor, não seria necessário se submeter a ações mais drásticas. Porém, muitas vezes, o homem se deslumbra e acaba se perdendo.
Logo, querido irmão, calma. Corra atrás do que realmente lhe interessa: desenvolva seu intelecto, estude, vença obstáculos, dedique-se, corrija seus pontos fracos, torne-se um ser humano melhor. É claro que é importante alimentar-se, vestir-se, ter férias e progredir profissionalmente, mas não deixe que apenas estas atividades ocupem seu tempo.
Cultive a religiosidade, amizades sinceras, pratique a caridade, burile seus sentimentos.
Priorizando o que realmente importa, você vencerá suas más tendências, e mais rapidamente progredirá em termos espirituais.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63