Pelo seu ensinamento, mesmo incompleto, prepararam o terreno
para receber a semente que vai agora frutificar.
– Lei do Progresso
O trabalho de disseminar o Evangelho de Jesus não espera respostas imediatas. Pelo contrário é uma tarefa que exige do discípulo do Senhor paciência e fé.
Paciência, pois a missão do seguidor é apenas a de apresentar o Evangelho de Jesus, e fé de que o indivíduo irá aceitar estas palavras em seu coração e seguir por um caminho reto.
Esse exercício diário de levar até o outro uma proposta de vida melhor necessita primeiro de uma sondagem, para saber se já não houve uma apresentação do Evangelho de Jesus; após, há a necessidade de uma limpeza no terreno mental das pessoas, a fim de que ideias preconceituosas, atrasadas, não impeçam a criatura de alçar vôos mais altos, progredir, descobrir ser possível viver uma vida melhor, mais profunda, saudável, justa.
Essa sondagem do terreno, sua limpeza e a semeadura são tarefas sublimes, pois permitem que cada criatura do universo receba a possibilidade de crescer, evoluir. Todos recebem essa oportunidade.
Ocorre que o despertar para a vida do espírito, envolve a maturidade moral do ser. Por isso, muitas vezes, apesar de ouvir, o homem não se sente tocado e, se tocado, não se sente forte para mudar de vida e continua acreditando nas velhas crenças, supondo que a felicidade se encontra nos bens materiais e sensuais.
Após a semeadura surge um período de profunda intimidade entre a criatura e seu Criador. É um momento único, onde apenas o homem e seu Pai trocam energias, se comunicam. Ao semeador cabe apenas a tarefa de semear.
Dormir tranquilo, sabedor de que não passou pelo seu dia uma alma que ficou desamparada, abandonada à corrente do mal.
Se a criatura estiver preparada, irá aceitar a palavra do Nazareno. Mudará sua vida, seus valores e sentimentos. Se ainda estiver na infância moral, as palavras ditas serão arquivadas no seu inconsciente, e despertarão quando se encontrar mais experiente, mais sofrida, quando menos orgulhosa estiver esta pessoa. Virá outro discípulo, que agora não terá mais a missão de semear, mas a de trazer à tona todas as informações passadas e esquecidas num canto da memória.
Assim se sucede, dia a dia, ano a ano.
Esta é a Lei do Progresso, que chega para todos, empurrando, se necessário, conduzindo, se for o caso, cada ser humano, cada ser vivo, cada espírito para ir em frente, caminhar, evoluir. Tornar-se amanhã melhor que hoje e que ontem, mais sensível, mais justo, mais ponderado, mais amoroso.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63