“Se o orgulho é a fonte de muitos vícios é também a negação de muitas virtudes”
(E.S.E.- Cap. X)
O orgulho é o principal obstáculo ao progresso espiritual do homem.
O homem orgulhoso disfarça os seus defeitos tanto morais quanto físicos, através deste capricho contrário às leis de Deus e aos ensinamentos de caridade e amor que Jesus nos exemplificou.
O orgulho assemelha-se à erva daninha que cresce em nosso coração. Sem que possamos perceber, vai tomando vulto e, se o deixarmos apoderar-se de nosso espírito, transformar-se-á no principal obstáculo ao nosso progresso espiritual.
É uma tela escura em forma de véu que se agrega à nossa mente, em-baçando nossos olhos para uma visão turva e distorcida daquilo que é certo e real.
Só o trabalho da renovação e a vontade de nos melhorarmos espiritualmente nos levam a combater este inimigo íntimo.
Orem, queridos irmãos, e peçam a Deus que os ajudem a se livrar desse terrível hábito que se instalou em seu espírito há muitas encarnações e que os leva a tantos sofrimentos e resgates.
Lutem contra esse sentimento, deixando o amor e a caridade falar mais altos em seus espíritos.
Amem com humildade, como Jesus nos ensinou, e verão que, aos poucos, essa tela cinzenta se esvairá de sua mente, varrendo todo o lixo mental, dando lugar à luz brilhante que conforta, traz o amor e acorda o espírito para a construção de um mundo melhor.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 49