Só poderá dizer-se o mais civilizado o povo em que a vida do homem,
suas crenças e opiniões sejam melhor respeitadas”.
– Lei do Progresso
Em sua caminhada evolutiva, a criatura emanada do Todo passou por vários estágios da Criação, sentindo, observando, servindo, sofrendo, reagindo, avançando sempre sem poder fazer valer seus princípios, seus pensamentos, sua personalidade, seus ideais e indo e vindo na voragem do tempo, assimilou, incorporou e expandiu sua forma de pensar e agir.
A esses rudes estágios foi lapidada e a cada reencarnação apresentou-se mais fortalecida em suas convicções.
Quando o homem expressa suas convicções, suas opiniões, suas crenças e interage com os demais, obtendo concordância ou discordância em suas propostas, ele pode se auto-avaliar, assimilar os ensinamentos e reprogramar a sua rota.
Quando ele avança, é ouvido e apoiado em suas decisões, fala, ensina, ouve e aprende, todos crescem e o povo se torna mais civilizado.
No crescimento intelectual, moral e espiritual o homem se liberta, libertando os demais. Auxilia aqueles que estão na retaguarda, adquirindo humildade, paciência, benevolência e caridade.
Homens espiritualizados tornam o povo mais civilizado, porque com seus exemplos de justiça e ordem, dão o tom de cidadania que deve reger a vida em comum.
Nenhum povo avança se não tiver homens de luta, de caráter, de amor próprio e patriotas que dão a vida para que a Nação cresça. No entanto, é necessário um espírito fraterno para reger os homens em que o forte será o esteio do fraco e as leis sejam observadas e respeitadas por todos.
Essa condição de civilidade somente pode ser alcançada, quando o orgulho e o egoísmo forem extirpados do meio social, regenerando o homem.
A transformação do egoísmo em altruísmo se verifica nas ações dos homens de uns para com os outros. À extirpação do orgulho, surgem as ações revestidas de humildade.
Não de servilismo, mas ações simples desarmadas de atitudes altivas, para que o espírito de Caridade sobressaia e se estabeleça entre todos.
Essa é a verdadeira civilização que um povo deve atingir para que seus componentes se sintam respeitados.
O maior ingrediente de transformação reside na prática recíproca do Amor, sem o qual o homem se perde, se infelicita e entristece aqueles que o rodeiam.
Como é da Lei que o homem avance, ele não poderá fugir do seu compromisso com seu Criador e as alavancas que o impulsionarão no seu crescimento serão o estudo e o amor ao próximo e a si mesmo.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63