Quanto mais lastimável sua posição (do nosso semelhante), mais se deve respeitar,
sem nunca aumentar sua infelicidade pela humilhação.
– Lei de Justiça, Amor e Caridade
Toda e qualquer posição social do homem sempre foi, é e será passageira.
A todos Deus, nosso Pai, dá sua benção e a oportunidade para a evolução espiritual, intelectual e material, segundo a necessidade de cada um.
Posição social, posses materiais, assim como a saúde física, a inteligência, a criatividade e o progresso moral, repetimos, são oportunidades que nos oferece a bondade misericordiosa de Deus.
Se hoje uns são possuidores de bens, mais afortunados, outros mais necessitados e dependentes, é possível que em épocas passadas tenham estado em posições contrárias.
Ao orgulhoso e egoísta atual, assim como o que hoje é um lutador angustiado em sua vida humilde e dificultosa, alertamos que a educação e o respeito mútuo devem sempre estar presentes. Atuar, nesta oportunidade de vida terrena, não é só uma dádiva de Deus, mas também o estágio para seu crescimento espiritual, se não cair no exagero e revolta contra nosso Criador.
Quanto mais humilde a posição social de um irmão, maior dedicação, auxílio e respeito a ele devemos, amparando-o materialmente, se possível for, como oportunidade para a prática do amor ao próximo. E que isto seja feito com simplicidade e humildade, procurando valorizar a condição humilde do irmão que nos oferece a oportunidade da prática da caridade.
Aquele que hoje ampara, amanhã poderá precisar de amparo. Não somente a necessidade física e material, mas, a sustentação moral, que quase sempre é até mais importante.
Respeitemos nossos irmãos, em qualquer situação social, para sermos, no amanhã, respeitados, sem jamais aumentar ou comentar sua infelicidade, ao contrário, incentivando-os sempre, com amor, fé e confiança em dias melhores.
Como o sol que traz a luz ao novo dia, após uma tempestade em noite escura, fé e amor aos nossos semelhantes sempre nos engrandecerá diante de Deus, nosso Pai Maior.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64