Não se trata aqui apenas ao sentido da audição.
Para se ouvir bem e compreender o que se ouve, apreendendo-lhe o sentido e os ensinamentos, necessário se faz concentrar a atenção, abrindo sua mente para receber os sons articulados transformando-os em preciosas joias a nos enriquecer.
Quem ouve bem está sempre aprendendo, observando; ouvir e aprender acrescentam-se à boa vontade, à educação e à humildade; ouvir sem interromper o interlocutor demonstra o grau de instrução e evolução.
Quem ouve bem, procurando o conhecimento, sabe que a humildade é companheira inseparável da alegria no aprendizado.
Ouvir é ainda uma arte pouco cultivada e estimulada entre os homens. Todos querem e gostam de falar, demonstrando presença e conhecimento; murmuram e comentam, opinam e decidem, mas quanto ao ouvir com educação e sabedoria poucos recordam.
Saber ouvir é uma arte que deve ser exercitada e cultivada, pois, demonstra a paz e harmonia do bom ouvinte ou a exasperação e ignorância daquele que apenas sabe falar.
Saber ouvir com atenção demonstrando compreensão, torna o homem uma pessoa especial, penetrando melhor os ensinamentos que lhe chegam.
Ouçamos com atenção e amor a todos com quem possamos aprender para progredir, crescendo em luz e sabedoria como deseja nosso Mestre Jesus.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 39