“Que a vossa divisa seja a do progresso constante em todas as coisas…”
(E.S.E. – Cap. XXI)
O Espirito criado pelo Pai perfeito ruma em direção ao progresso incessante, porque sua busca é de igualar-se ao Pai.
Todos, sem exceção, recebemos muitas oportunidades para evoluirmos sempre.
Entretanto, nesse particular, cabe ressaltar que o Pai misericordioso também nos dotou de uma ferramenta importante, que muitas vezes ignoramos por razões várias.
Referimo-nos ao livre-arbítrio.
Quando nos deu essa característica, distinguindo-nos no estágio evolutivo comparado aos dos demais seres, o Senhor nos estava concedendo uma oportunidade e confiando-nos uma responsabilidade, porque o livre-arbítrio é o poder de escolha baseado na consciência adquirida. À medida que vamos conhecendo mais sobre nós e sobre a vida, recolhemos informações preciosas para o burilamento de nosso Espírito que devem ser utilizadas nos momentos em que nos deparamos com situações onde temos de optar.
Escolher por este ou aquele caminho, esta ou aquela decisão, esta ou aquela resposta, é a parte que nos cabe como indivíduos, como agentes cocriadores dentro da obra do Pai.
Não somos dirigidos simplesmente por um destino casual, pelo acaso.
Somos preparados para o caminho e munidos de instrumentos para percorrê-lo.
À medida que crescemos em moralidade e intelectualidade nossa responsabilidade aumenta.
Tenhamos, pois, a certeza de que o Pai nos dá tudo o que necessitamos para evoluir e a nossa parte somente a nós cabe realizar. Mãos à obra, irmãos! Todos temos nosso quinhão no progresso da Humanidade!
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 51