A civilização é um progresso incompleto, pois o homem não passa
subitamente da infância à maturidade. – Lei do Progresso
Criado simples e ignorante, o homem dispõe da eternidade para alcançar a perfeição.
A civilização atual está muito longe da ideal, porque acompanha a moral do homem, que se encontra em nível inferior, muito aquém do desejado.
A bem da verdade, o homem está presentemente no início de sua longa caminhada evolutiva. Consequentemente, ainda se encontra dominado pelo egoísmo e pelo orgulho, dois dos sentimentos impeditivos para acelerar o desenvolvimento da civilização.
É assim mesmo. A civilização avança lentamente, acompanhando o progresso moral do homem. E, nesse particular, falta-lhe muito para abandonar os seus desregramentos e transformar-se num homem de bem.
Todavia, de conformidade com a lei de progresso, ele avança no sentido de sua purificação, melhorando os sentimentos de amor e caridade, de compreensão, benevolência, paciência, tolerância e, sobretudo, de mais sabedoria.
O direcionamento correto é muito importante para alcançar a sua evolução no menor espaço de tempo. Para tanto, é preciso encontrar o modelo correto para prosseguir na senda do progresso.
Esse modelo é Jesus, enviado de Deus, para proceder à evangelização da humanidade e impulsionar a transformação íntima do ser humano, carente de um guia para orientar os seus passos.
Todo esse desenvolvimento deverá seguir um ritmo cadenciado, porque a civilização não pode levar o homem subitamente da infância à maturidade.
O homem deve permanecer firme na busca incessante da perfeição, sem esmorecer nunca, com muita força de vontade, determinação e perseverança para alcançar a felicidade eterna, por ser filho de Deus de infinito amor e misericórdia.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63