O homem deve progredir sem cessar e não pode voltar ao estado de infância
– Lei do Progresso
Tomai a semente por exemplo. Ela guarda toda a potencialidade que a fará transformar-se no exemplar vivo de sua espécie, talvez, umbrosa árvore.
Cai no solo, embebe-se, rompe-se-lhe a casca protetora e então inicia-se um longo percurso, durante o qual ocorrerá o seu desenvolvimento.
Passam-se os anos e ela continua crescendo, emitindo ramos e engrossando o tronco.
Entre outros processos, vem a florada a encher o ar de delicados aromas e atrair os elementos polinizadores, que garantirão a fecundação das flores, a formação dos frutos, no interior dos quais estarão novas sementes.
Não vedes algo semelhante ocorrer com os homens? Não nascem eles de estruturas semelhantes a pequenas sementes que evoluem, paulatinamente, para estruturas sólidas que garantirão a vida numa encarnação?
No auge da maturidade corporal, estes homens tornam-se aptos para a reprodução, originando novos corpos, responsáveis pela continuidade da espécie.
No entanto, deveis também vos ater a um fenômeno paralelo ao desenvolvimento corporal, qual seja, o desenvolvimento espiritual.
Toda bondade e justiça, cria-vos o Pai a todos igual: simples e ignorantes, concedendo a cada um de vós a oportunidade de evoluir, às custas das experiências que vivenciais em diferentes corpos.
Aproveitar as oportunidades áureas é prerrogativa de cada um e colher os frutos das mesmas também o é.
Uma árvore não regride em seu ciclo vital, assim como o corpo humano. Acaso já vistes um ancião retornar à infância corporal? Por que seria diferente com o espírito?
Na verdade, o espírito cresce sem cessar ou, na pior das hipóteses, estaciona.
Costumais perguntar: como pode alguém tão bom agir tão mal? Teria regredido?
Tal questão mostra quão longe estais da verdade. Se a criatura manifesta uma tendência inferior, conclui-se que essa tendência sempre existiu, ainda não foi transformada e, daí, a possibilidade de vir a lume.
Quando a alma se acha plena de virtudes, elas serão a tônica de todos os comportamentos de quem as possui. Não há como enrustir, por longo tempo, algo que não se possui verdadeiramente.
Assim, meus amados, tratai com carinho e determinação o vosso processo evolutivo, sabendo que toda conquista é definitiva e jamais vos será solicitado repetir uma lição, quando esta for totalmente aprendida por vós.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63