O egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material
– Perfeição Moral
O princípio da caridade que deve se instalar no coração do homem é o amor ao próximo. É tão fácil amar a quem nos ama, amar aqueles que nos têm amizade desinteressada!
Mas Jesus foi além. Ele nos pediu também que amemos os nossos inimigos. Por que teria Ele pedido algo tão difícil?
O Divino Cordeiro sabendo tudo que se passa em nosso íntimo, enxergou a dificuldade em sairmos de nós mesmos para amar o inimigo.
A sublime aplicação dessa virtude vence todas as barreiras do egoísmo e do orgulho. Estas duas chagas da Humanidade têm que ser vencidas pelo homem que deseja se elevar, ouvir e atender ao apelo do Divino Mestre.
Reconhece-se na criatura a sua inata repulsa ao se defrontar com o inimigo. Este sentimento resulta de uma lei física de assimilação e repulsão dos fluidos.
O pensamento mau do inimigo causa no seu opositor uma sensação desagradável.
O amor é o antídoto para essa situação. Diante da dificuldade de externar amor, ternura, o homem deve se fixar na figura excelsa do Cristo e rogar com o coração, que boas coisas aconteçam com seu pretenso inimigo, rogar com firmeza de bons sentimentos, que Deus lhe conceda todo bem e que também o desperte para o perdão, para a compreensão e para a fraternidade.
Contra as más tendências que o homem ainda carrega no seu íntimo, herança de seus rudes instintos, deve sempre buscar através da oração e do estudo, as palavras que proporcionarão um bem estar físico, equilíbrio e paz ao seu coração. São couraças que o auxiliarão a vencer os embates difíceis.
O egoísmo, entre todos os vícios que o homem possui é o mais radical e o leva a pensar somente em si mesmo, preparando-o para se defender dos outros.
O coração do homem deve buscar na educação, no estudo e na prece, os meios de se livrar de tão grande mal.
A partir do momento em que reconhecer que tem de evoluir moralmente, resistindo às situações fáceis e condenáveis, atos inferiores e infelizes que prejudicam o seu próximo, o homem começará a procurar conviver com pessoas que o levem a se comportar melhor, a ouvir palavras boas que elevem o seu conhecimento, e passará então, a fazer melhor seleção de suas ações.
Este é o início do seu crescimento moral. A barreira ao seu egoísmo.
A predominância da vida moral equilibrada, entendendo o princípio da caridade, enfraquecerá a predominância da vida material.
O Espiritismo veio para esclarecer as dúvidas que o homem tinha sobre a vida futura, veio como o “Consolador” prometido por Jesus.
O Espiritismo é o Cristianismo redivivo, que relembra as palavras do Mestre e faz os homens entenderem que todos são irmãos perante Deus. E quando bem compreendido, ensina que nada pertence ao homem, e sua encarnação neste mundo é para se melhorar, é para auxiliar os mais fracos em sua caminhada e retomar com as promessas cumpridas, ou seja, vencer as dificuldades desta encarnação, despojar-se do egoísmo e do orgulho, para ser vitorioso perante a Espiritualidade, como Ser eterno, tornando-se o mais perfeito possível, como Deus espera de Suas criaturas.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64