O verme devorador do egoísmo continua a ser a praga social
— Perfeição Moral
O egoísmo é o princípio de todos os males que avassalam a humanidade.
Do egoísmo nascem todos os vícios e sentimentos deletérios do ser humano, tais como o orgulho, a vaidade, a luxúria, o ciúme, a inveja, entre tantos que corrompem as qualidades do homem.
Todos esses sentimentos desprezíveis mostram que as criaturas humanas ainda estão longe da perfeição.
O combate ao egoísmo deve ser feito incessantemente, sem tréguas, através da educação, não a educação escolar, mas sim, por meio da educação moral, aquela de que deve participar os homens de todas as classes sociais, desde os mais simples e pobres até os mais ricos e poderosos.
Ninguém está excluído dessa relação, nem mesmo os detentores do poder temporal e do poder religioso.
Infelizmente o egoísmo ainda é o mal que grassa no seio de toda a humanidade, constituindo-se na praga social, cuja extinção vai demandar muito tempo, de maneira imprevisível.
Por outro lado, o homem é um ser perfectível, sujeito à lei do progresso, fazendo com que o egoísmo, paulatinamente, desapareça do seu coração.
Porém, todos, sem exceção, devem participar, com todo o empenho possível para que a humanidade se veja livre desse verme devorador que, por ora, continua sendo a indesejável praga social do planeta Terra.
No mundo feliz em que a Terra um dia se transformará, esse sentimento deixará de existir, com os homens vivendo fraternalmente, todos preocupados com o bem-estar do próximo.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64