PERSONALIDADE E EGOÍSMO    

 

Ao fazer ver a personalidade naquilo que de fato ela é, o Espiritismo combate necessariamente o egoísmo.

– Perfeição Moral

 

 

O que entendemos ser a personalidade no ser humano?

 

Ouvimos muitos dizer: este ou aquele tem uma forte personalidade, outros possuem uma personalidade marcante, até mesmo invejada por muitos.

 

Ao observar aqueles a quem julgamos grandes personalidades, imaginamos serem criaturas privilegiadas por Deus, destinadas a grandes feitos, a surgir neste mundo como abençoadas para demonstrar que a paternidade de Deus os tem preferido particularmente.

 

Nada disso é a realidade. Deus, em sua infinita e suprema sabedoria e bondade, dá a todos as mesmas oportunidades, para que cada um faça das mesmas um caminho para se firmar, crescer e progredir material e fisicamente.

 

O Pai oferece a todos diversas oportunidades e ocasiões de evoluir e progredir, aprendendo a trabalhar e servir através do ensinamento do evangelho de Jesus e suas obras.

 

Assim, pois, é construída a “personalidade” de cada ser pensante, inteligente, com os sentimentos do amor, do ódio, do orgulho e principalmente do egoísmo, para serem sobrepujados, vencidos, erradicados do verdadeiro ser do homem, sua alma ou espírito.

 

Quando o homem for capaz de vivenciar ao menos parte desta reconstrução espiritual, superando com amor, dedicação, humildade e a caridade do perdão, assim como Jesus e o Pai o aceita, como irmãos e filhos muito amados, estará firmando sua personalidade em seu favor, exemplificando a muitos outros que convivem em sua época, que não só se interessarão a aprender e servir a toda a humanidade.

 

Diversas são as opções dadas através de diferentes filosofias, de religiões, seitas e credos.

 

Nesta pequena exposição lhes é dado o conceito que aprendemos, nos reformando através do estudo e vivência do Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

 

Estes ensinamentos esclarecem e ajudam a renovar os sentimentos básicos a serem dominados por cada um, para firmar em nosso espírito uma nova personalidade, combatendo o egoísmo, que é por assim dizer, o pai de todos os outros vícios que retardam nossa evolução rumo a Jesus e a Deus, nosso Pai.

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64

Post a comment

Print your tickets