Quão importante é saber ouvir!
Quão atencioso se apresenta o irmão que, sabendo ouvir, demonstra educação e sabedoria!
Quem atenta a um diálogo com sincero e real interesse, tem facilidade para não dispersar a mente, prendendo sua atenção aos assuntos em pauta.
Porém, até mesmo contra a vontade, a mente pode cair em devaneio, se presa a convenções menos interessantes. O pensamento fugidio, ouvindo sem compreender, olhar distante, perder o fio da conversação, são atitudes extremamente indelicadas.
Saber ouvir um irmão, seja qual for o assunto, é caridade, é paciência, é brilho na educação esmerada, é humildade, dedicação e amor ao próximo.
Que este lembrete desperte em todos a necessidade de saber ouvir, não só para aprender, porém, para demonstrar a grandeza do amor, da doação ao irmão tão carente desta pequena atenção, de ouvir, de olhar e compreender sem interromper ou desviar-se de qualquer assunto, por mais exaustivos que seja.
Dar a sua atenção, ouvindo com simpatia, envolvendo seu interlocutor em vibrações positivas auxiliará em tudo e por tudo, transformando em prazer e alegria qualquer conversação.
Saber ouvir com amor é aprender; é acréscimo em seu espírito que assim aumenta sua capacidade de progredir e acumular créditos reais junto ao tesouro de virtudes que deverá o homem apresentar a Jesus e ao Pai.
Saiba ouvir, principalmente sua própria consciência que é o ressonar de seus pensamentos e ações, sem subterfúgios, sem desculpas, pois, neste caso seu interlocutor é você mesmo, centelha divina de Deus Pai.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 6