“O verdadeiro profeta se reconhece por características de ordem moral.”
(E.S.E.- Cap. XXI)
O falso profeta prolifera em todos os lugares. Não é fácil a sua indentificação porque ele sabe disfarçar a sua verdadeira face, a sua verdadeira índole. Para enganar os incautos, ele se apresenta na forma de inocente cordeirinho pronto para ajudar.
Contudo, por mais que saiba dissimular os seus sentimentos, existem momentos em que ele não consegue esconder as suas verdadeiras características. É como o lobo que, por mais que disfarce, em algum momento acaba mostrando as suas garras.
A solução do problema está no sentido da nossa observação. Ficar atento, observando todos os movimentos para não se deixar enganar pelas aparências.
Por outro lado, o verdadeiro profeta apresenta características nunca dissimuladas, mas reais. Observando-as, percebemos que elas são de benevolência, de compreensão, de paciência, de indulgência e de tolerância.
Nunca se exalta, sempre calmo, sabe como sair de uma situação embaraçosa de maneira airosa. Não ofende ninguém e sabe compreender as fraquezas humanas.
As atitudes do verdadeiro profeta são sempre coerentes, sempre equilibradas. O seu autocontrole é impressionante, com o domínio mental bastante revelador.
Além disso, a sua atuação é sempre primorosa no tratamento que oferece aos seus semelhantes, com muita bondade e justiça no coração.
Ao contrário do falso profeta que nem sempre consegue ocultar as suas verdadeiras intenções, o verdadeiro profeta se movimenta invariavelmente no sentido do bem, com sentimentos reais.
Observando bem, ao contrário do que se possa imaginar, não é muito difícil identificar o verdadeiro profeta. O seu caráter é sempre de muita bondade, de paciência, de mansuetude, de simplicidade, de justiça, de compreensão e de tolerância.
Estejamos atentos.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 51