O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos
progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira.
– Lei do Progresso
Sendo a lei do progresso uma lei universal, o homem é impelido a ela de forma compulsória. Contudo, o seu livre arbítrio, uma outra lei divina, permite que ele componha, conforme desejar, o quadro de suas ações no mundo.
O esforço individual acelera, em muito, o progresso da criatura, contribuindo para que seu adiantamento se processe de forma mais ou menos rápida.
Para as criaturas que não se afeiçoam ao esforço ou à responsabilidade à frente do destino e da vida, deixando-se arrastar de forma passiva pelo fluxo da existência, o progresso será mais lento e moroso. Todo homem se desenvolve individualmente ao impulso da natureza, mas nem todos o fazem do mesmo modo, com a mesma rapidez, ou com o mesmo empenho.
O progresso da criatura não se restringe unicamente ao avanço intelectual nem em consequência das condições sociais que lhe permitem um aprimoramento maior nesse sentido.
Sem dúvida, para as criaturas que têm essas condições e esse privilégio, o progresso intelectual será mais evidente. Contudo, o progresso dos seres humanos se dá em várias frentes e é no sentido moral que vemos as maiores deficiências. Para esse gênero de progresso não é necessário instrução. Antes, dignidade moral e princípios éticos, que não precisam de cultura para se desenvolver.
Na maioria das vezes, vemos que esse avanço é muito maior em homens simples, que, na sua maioria, não tiveram a chance de frequentar a escola, contudo, guardam, de forma inata dentro de si, o respeito para com os seus semelhantes, a abnegação, a dignidade moral e o amor fraternal, valores raros para uma humanidade corrupta e enferma, em cujas criaturas se têm perdido esses ensejos.
A humanidade, através dos séculos, tem-se desenvolvido muito intelectualmente, contudo tem perpetrado ações falhas no terreno do progresso moral, fruto da ambição desmedida, da futilidade, da prepotência e do orgulho.
Esforcemo-nos no sentido de sermos profundamente conscientes da necessidade de progredirmos em todas as vertentes necessárias à nossa evolução, enfatizando aquelas que escapam ao apreço da nossa sociedade, na atualidade, mas que representam princípios fundamentais para a plena evolução de nosso ser a patamares mais altos e luminosos.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63