Essa anomalia (a inteligência perturbada) é, muitas vezes, uma punição para o espírito que,
numa outra encarnação, pode ter feito mau uso de suas faculdades.
– Lei de Liberdade
Ilude-se aquele que supõe passar incólume aos desregramentos morais impostos aos seus irmãos.
Cuide ele de redimir-se o quanto antes, porque dura será a sua sorte em ocasião vindoura.
Submeter alguém a algum tipo de tortura, de origem material ou sentimental gera comprometimento irreversível àquele que a causou.
Assim, compadecer-se dos que atravessam a vida sob as mais tristes injunções que lhes tolhe a perfeita manifestação do espírito, será o alívio que se poderá ofertar ao devedor.
Diante das leis perfeitas e justas promulgadas por Deus, nada passa despercebido, nada deixa de ser cobrado, mas em compensação, todo o bem realizado é computado em favor daquele que o opera.
Repara no olhar daquele que tem a inteligência perturbada e tenta descobrir a angústia que lhe vai na alma. Um momento de lucidez será suficiente para desvendar a dor que vai por trás de órbitas vazias e inexpressivas.
Quando suficientemente esclarecido, é o próprio espírito que solicita a pena a que se impõe voluntariamente. Quando não, a bondade divina lhe empresta a situação que o fará compreender, através do sofrimento, o quanto fez sofrer, e agora, com justa razão, passa pelo que fez os outros passarem.
Meus irmãos, a inteligência é ferramenta poderosa que deve sempre ser posta a serviço do bem comum. Gerar felicidade e conforto aos irmãos criará uma interdependência afetiva extremamente agradável aos olhos de Deus.
Se o caminho percorrido pela alma permitiu-lhe atingir um certo grau de compreensão das leis que regem a matéria, sirva ela de elemento que as tornem úteis.
Por outro lado, maior será o compromisso se a alma também compreender as leis que regem o espírito, porque a imortalidade lhe confere o bordão a lhe apoiar os passos e a lhe cobrar atitude fraterna.
Esperemos em Deus que possamos cumprir o nosso mandato, colocando-nos a Seu serviço, hoje e sempre, com fé no futuro e gratos pelo amor que recebemos todos os dias.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 63