De dois povos que tenham chegado ao ápice da escala social, poderá dizer-se o
mais civilizado aquele em que exista mais bondade, boa fé,
benevolência e generosidade recíprocas.
– Lei de Progresso
Pode-se dizer que um povo progrediu quando for grande seu desenvolvimento intelectual e tecnológico; quando usufrui de avanços na área da saúde, dos transportes, das comodidades…
Entretanto, todas essas melhorias significam benefícios, mas não o qualificam como avançado em termos de progresso moral, segundo a Lei Divina. Isto porque a Lei do Progresso não vislumbra tão somente o avanço material de um povo, mas prioriza o avanço moral de seus componentes.
O desenvolvimento material acaba tendo consequências benéficas quando a moral dos cidadãos é elevada; quando os sentimentos que imperam entre um povo e outro são bons por natureza, quando se acredita no ser humano, é-se solidário, justo e caridoso.
Caso contrário, diz-se que esse deixou a moral de lado, o que acaba gerando situações que levam seus habitantes ao suicídio, à depressão, ao alcoolismo, entregam-se à luxúria, às guerras, à violência, entre outros problemas sociais.
É claro que um país necessita desenvolver-se em todas as áreas: material, econômica, científica, da infraestrutura, da educação, da saúde… Entretanto, o que diferencia, em termos espirituais, um povo de outro é a qualidade dos sentimentos produzidos por essa nação, bem como seus objetivos: conquistar, dominar, aprender, respeitar a natureza, dividir.
Os sentimentos bons devem ser ensinados e observados na escola, na comunidade, mas, antes de tudo, devem obrigatoriamente ser ensinados dentro de casa, na família.
A família é sem dúvida o grande celeiro de valores morais que um indivíduo pode ter. É nela que são semeados os primeiros valores que deverão nortear a vida da criança; é nela que são reforçados através do exemplo e que se aprende o valor do bem e a tragédia do mal. Assim, cada família prepara o futuro do povo a que pertence, no que concerne aos valores morais.
Estejamos certos de que todos os países atingirão o progresso moral; a questão é de quanto tempo levarão os povos para entender que, se progresso físico é importante, o progresso moral é imprescindível para que as boas relações se estabeleçam e perdurem.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63