“O homem evitará as vicissitudes
da vida quando trabalhar para o seu
aprimoramento moral e intelectual.”
(E.S.E. – Cap. V)
“Bem-aventurados os aflitos”… Jesus nos ensinando, Jesus nos amando e mostrando que podemos todos os dias nos melhorar, e muito.
Quando Jesus nos ensina que o aflito está agraciado, quer dizer simplesmente que um devedor resgatou sua dívida e que deve se sentir em paz, enquanto algum outro, talvez em alguma situação de leveza diante da vida, está rindo, sem perceber que, em alguma falta de consciência, esteja prejudicando seu irmão e que amanhã necessitará de oportunidade de sofrimento para sua conscientização maior.
Claro está que, no dia em que, imbuídos de uma consciência plena de responsabilidade para conosco e para com o próximo, nada mais teremos que sofrer.
Quanto mais rápido alcançarmos a noção plena de que é preciso crescer moral e espiritualmente, que é preciso estendermos as mãos, auxiliando os retardatários em relação a nós mesmos, que é preciso estudar a Lei de Deus e aplicá-la, menos sofreremos.
O homem melhorará a sua situação quando se esquecer um pouco de si mesmo e conseguir dedicar-se mais ao seu próximo. Quando trabalhar em favor da comunidade, estará melhorando o meio em que vive e diminuindo as vicissitudes de todos, inclusive as próprias.
É preciso que o avanço intelectual desperte o homem para uma análise maior da situação de seu bairro, cidade, país e planeta, para que possa somar recursos em prol de todos.
Quanto maior o treinamento intelectual, maior possibilidade de entendimento religioso e ético, que fará com que o homem se liberte de si mesmo, tornando-se uma força que se somará à força moral de outros, servindo de alavanca a uma nova situação terrena.
Quanto mais trabalharmos, neste momento de transição, em favor de um mundo melhor, maiores possibilidades teremos no futuro de usufruirmos a condição de aprendizado já depurado do sofrimento.
Unamos as nossas preces em todas as dimensões da vida, para que o planeta que amamos como uma das moradas de Deus em breve se transforme numa enorme escola isenta de sofrimentos.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 48