“O Espiritismo nos mostra que esta vida é um simples elo do
conjunto harmonioso e grandioso da obra do Criador.”
(E.S.E. – Cap. II)
Olhemos à nossa volta a vida em todas as manifestações da natureza e coloque-mo-nos como seres integrantes, inteligentes e conscientes, inseridos nesse conjunto para contribuir para o progresso da Terra.
A Ciência utiliza seus conhecimentos para melhorar a qualidade da vida, abrindo novos horizontes para aliviar o sofrimento humano, enaltecendo a sabedoria e a bondade de Deus que proporciona o crescimento do homem através de seus semelhantes, porém, paralisa-se diante da morte.
O que acontece quando apenas nos preocupamos com a matéria, ignorando a centelha divina que aquece e fortifica a todos?
Como ser constituído de matéria e espírito, criado à semelhança de Deus, o homem compõe, em conjunto com os demais seres nesta Terra, um elo cuja finalidade é promover o progresso em seu todo.
Pelo estudo da Filosofia e da Teologia, temos conhecimento do Ser Superior que cria, coordena, dirige e renova, a tudo transformando, em todos os reinos da natureza, para que nada se perca.
O Espiritismo nos esclarece sobre as transformações às quais todos os seres são submetidos, em princípio quase imperceptivelmente; nos dá uma visão maior e racional sobre todos os seres, cuja evolução pode ser acompanhada na interligação de todos, mostrando a dependência e necessária harmonia do todo para o progresso geral.
Como criações de um mesmo Pai, o homem e a natureza formam um conjunto complexo, harmoniosamente disposto.
No Espiritismo estudamos as raízes da vida e compreendemos a razão da existência de tão diferentes graus evolutivos para o desenvolvimento dos seres. O homem, como ser inteligente, tem o dever de aprimorar a vida moral, intelectual e espiritualmente, convivendo com a irmã natureza, para cooperar com o Criador. A Doutrina nos mostra ainda a finalidade da vida com um aprendizado consciente por intermédio do trabalho, da prática da fraternidade e do amor, segundo a vontade de Deus pai.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 47