“O Espiritismo lhe dá (ao homem) uma fé inabalável
no futuro e a dúvida pungente não tem mais lugar na sua alma.”
(E.S.E. – Cap. VI)
Surge ao homem a oportunidade do aprendizado através do Espiritismo, de encontrar verdades novas como complemento de situações anteriores, que muitas vezes o levavam ao desencanto sistemático pelo não entendimento das situações surgidas à sua frente, como imensas glebas áridas em solução.
Porém, quando, pela Doutrina consoladora, encontra respostas, penetra o seu coração e a sua mente a certeza da Misericórdia Divina, gerando fé inabalável no futuro e desfazendo dúvidas pungentes que não encontram mais lugar em sua alma.
Mas será somente a Doutrina consoladora instrumento de transformação nas mazelas da vida de cada ser? Não, certamente, mas embasado nos ensinos e chamamentos, desperta o homem para as verdades maiores, gerando em si mesmo e no próximo novas facetas para desenvolver a prática do amor consubstanciado no servir ao semelhante em suas dores e aflições, sem interesses outros.
Desperta, pois, tu que dormes nas agruras, e busca encontrar-te diante de ti mesmo e reconhecer que és filho do Pai Misericordioso, que não castiga os Seus, mas traça caminhos em Suas leis, para o progresso moral e espiritual de cada um de Seus amados filhos.
Gera em ti forças renovadas para buscar a fé inabalável na solução de tuas dificuldades e despertar em teus irmãos de caminhada a esperança e a certeza de que a alma pode gozar momentos de felicidade plena no atual estágio terreno.
Desperta a consciência para percorrer a sua Estrada de Damasco sem as dúvidas pungentes que não mais encontram lugar e guarida em seu íntimo.
Caminha com o Divino Amigo e terás encontrado, a cada passo, forças novas a lembrar-te que somente segue adiante aquele que já cumpriu os afazeres do dia.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e nós somos seus seguidores, mesmo caindo pelas estradas amargas, mas que nos levam ao encontro de jardins floridos, pela graça maior daquele que nos ama e nos quer seguindo, pelas Suas leis, às esferas de luz.
Paz aos homens de boa vontade, para que levem alento aos que jazem em preguiça moral nos desvios da senda, para que encontrem o rumo certo a seguir.
Paz aos corações de nossos irmãos.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 48