O Espiritismo se tornará uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade.
— Lei do Progresso
O progresso é inerente à natureza humana. É uma força viva, atuante, que ninguém pode deter a não ser Deus.
Assim raiou o dia, em que os homens receberam da plêiade de Espíritos sob o comando do Espírito de Verdade, as bases da Doutrina Espírita.
No século dezenove, havia certo ceticismo, mas os Espíritos que compunham a Falange do Consolador afirmaram a Kardec que o Espiritismo se tornaria uma crença comum e acrescentaram que marcaria uma nova era na História da Humanidade.
O Espiritismo é compatível com as leis da Natureza, portanto está embasado nas Leis de Deus.
Ele abraçou sob seu manto a filosofia, a ciência e a religião.
Amparado no Evangelho de Jesus, nos estudos científicos das comunicações entre os dois lados, físico e espiritual, na explicação filosófica dos postulados espirituais, não ficou isento de grandes lutas para ser implantado no mundo, embora comunicações coerentes e sérias acontecessem no mundo todo, foram codificadas pelo insigne Espírito de Allan Kardec.
Contudo, o Espírito de Verdade previu que as ideias só se transformariam com o tempo, com a nova geração de indivíduos.
Quando Jesus chegou a este mundo, há dois mil anos, foi bem recebido? Aceitaram seus ensinamentos? Acreditaram Nele?
O cristianismo levou três séculos para ser aceito. A maior parte do mundo era pagã.
O Espiritismo levou um século para ser aceito, porque contou com o auxílio do Cristianismo, que lhe facilitou o caminho.
O tempo, o grande amigo do homem, fará com que o Espiritismo se propague mais rapidamente e se torne uma crença comum. Ele vem contribuindo para o progresso, vencendo o ranço do materialismo.
Inúmeros cientistas se aproximaram da Doutrina para provar a sua impossibilidade e se curvaram à verdade.
O Espiritismo auxilia os homens a conhecerem a verdade sobre as ligações do mundo material com o espiritual.
Ele elimina todos os preconceitos; prega o Amor, o Perdão, a Solidariedade, a Caridade, a Humildade. Enfim, revive os ensinamentos de Jesus, por isso é considerado “o cristianismo redivivo”.
Um alerta se faz necessário a todos os indivíduos: não esperem que os Espíritos apressem o progresso da Humanidade, nem apresentem fatos sobrenaturais para convencer os descrentes.
Deus não fará prodígios miraculosos para envolver seus filhos.
Não. Deus opera todos os dias em favor das criaturas, oferecendo-lhes a Natureza, a água, os alimentos, as aves, os animais, o Sol, os astros no Infinito, a sobrevivência, mas deixa aos seus diletos filhos a luta consigo mesmos para se melhorarem e atingirem a perfeição divina.
O Espiritismo, a seu turno, desvenda todos os dogmas e instrui os homens, e os Espíritos do Senhor assistem a todos quantos se propõem a melhorar.
Kardec legou à Humanidade seus estudos, experiências e sua vida. Seu lema deve ser meditado e colocado em prática: “Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”.
E complementamos: o Espiritismo já é uma crença comum inserida nessa nova era.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63
Comment(1)
Lenira Rodolpho da Silva Marques says
16 de outubro de 2022 at 13:01Mais um texto maravilhoso🙏
Por se si só já explica tanto!
Que consigamos atuar nesse planeta como professores e aprendizes, sempre! Nossa consciência voltada à moral individual, agrega também o dever de contribuir com a moral coletiva. Essa que constitui a codificação do espiritismo por Kardec. E quando nos juntarmos com essa fé inabalável que encara a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade teremos feito o que Deus Espera de todos os Seus filhos, sem exceção. Que assim seja! 🙏