…“Não procureis, pois, o primeiro lugar na Terra, nem queirais sobrepor-vos aos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer.”
(ESE – Cap. VII)
Nem sempre os que são grandes e poderosos na Terra têm o espírito elevado e a humildade de reconhecer sua situação transitória neste mundo.
A fortuna, os títulos, a glória, a linhagem são como névoa, encobrindo seus espíritos que, perturbados pelo orgulho, avareza e prepotência, nada enxergam além de si mesmos.
A ambição de ser o melhor na Terra leva o Espírito a difíceis resgates em encarnações futuras.
O Espiritismo nos mostra que aqueles que se elevaram numa existência sem cuidarem das suas virtudes, deixando os vícios e o orgulho tomarem conta de seus atos, foram relegados aos últimos lugares na existência seguinte.
Somente a humildade desenvolve as virtudes que o Espírito precisa para evoluir.
Pobres daqueles que se prenderam às riquezas do mundo; chegarão como náufragos que tudo perderam e ficarão humilhados em sua nova posição, pois serão aqueles que espezinharam na Terra, hoje resplandecentes de glória e bem acima de si.
Não procureis, pois, o primeiro lugar na Terra, nem queirais vos sobrepor aos outros; ao contrário, lutai para que a humildade, o amor e a benevolência façam parte do vosso dia-a-dia.
Reformai o vosso espírito; sede mais modestos e humildes; orai e vigiai os vossos atos, pedindo a Deus uma direção para que possais vos colocar em melhor situação no mundo espiritual.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 48