“O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências,
a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos.”
Quando falamos de consciência, há um amplo terreno a ser considerado.
Todo homem tem liberdade para comandar sua consciência, mesmo quando submetido a rigorosas pressões, pois ela é um reflexo de sua grande e particular individualidade.
Apesar do grande desenvolvimento intelectual nas mais variadas áreas, o homem ainda duvida de ideologias que aparecem com grandes aparatos, apregoando mil maneiras de libertação física, mental e espiritual.
Certas filosofias podem proporcionar momentos de liberdade, mas nunca uma liberdade com paz, harmonia e firmeza em sua consciência. Para que o homem possa alcançar a liberdade deve, em primeiro lugar, procurar conhecer a si próprio.
Pelo estudo e leitura dos textos evangélicos, pode o homem chegar ao fundo de sua consciência, fazendo sua auto-análise, conscientizando-se de sua pequenez e ignorância diante da sabedoria e magnitude de Deus.
Por outro lado, o Espiritismo oferece ao ser humano as regras básicas para uma libertação consciente de todos os vícios e fraquezas.
Ele prepara com clareza a mente, o coração e a razão de todo aquele que se sente perdido, com enorme sentimento de vazio, abandonado por Deus e pelos homens.
O Espiritismo nos traz luz, respondendo a tantas dúvidas quantos aos sofrimentos, decepções, desenganos, esclarecendo as razões de tantos contrastes na vida terrena.
Além disso demonstra em prática de atendimento a aplicação na vida dos homens dos ensinamentos evangélicos de Jesus.
Se quer ser livre, liberte sua consciência através da compreensão, aplicação e aceitação das leis de Deus.
Esclareça-se através do Espiritismo sobre as razões da vida, dos sofrimentos e desigualdades tão difíceis de aceitar pela nossa pequena visão terrena.
Aproveite todas as oportunidades de aprendizagem para que possa alçar horizontes mais altos, com uma visão mais clara à luz dos ensinamentos desta Doutrina Consoladora de Jesus – o Espiritismo, que concede ao homem os meios de libertar-se conscientemente, alimentando sua capacidade de discernir e progredir moral, intelectual e espiritualmente.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 5