FACULDADES  

E preciso separar as faculdades morais das intelectuais.

– Lei de Liberdade

 

 

Faculta-nos Deus com imensas potencialidades, qual sementes que nos foram entregues pela sua amorosa sabedoria. Sementes que representam dádivas que impulsionam nossa evolução, sempre dependendo de nosso livre arbítrio para aproveitar-lhes as qualidades como nos apraz.

 

Do mesmo modo que acontece à semente de natureza material, elas podem ser guardadas sem proveito ou semeadas na terra onde, dependendo do solo, do irrigador e dos cuidados a elas dispensadas, serão capazes de desabrochar e produzir, a seu tempo, frutos e novas e preciosas sementes.

 

As faculdades dos seres são dádivas em germe, no espírito humano.

 

Faculdades de natureza intelectual requereram, da nossa parte, o exercício constante, por meio do estudo, das horas de dedicação e do nosso empenho.

 

É a mente que se aprimora no desenvolvimento do intelecto, promovendo para os homens maior conforto material e uma qualidade de vida mais satisfatória, disponibilizando um maior incremento da ciência, da indústria e de tudo mais que faz a nossa vida física mais adequada.

 

Contudo, se os homens não desenvolvem de forma paralela as suas qualidades morais, as facilidades de natureza intelectual e material irão transformar-se, em suas mãos, em causa de egoísmo, orgulho e personalismo feroz.

 

É por meio do crescimento moral que as criaturas alcançam dons preciosos, que os fazem crescer espiritualmente. Dons que, na maioria das vezes, ficam ocultos aos olhos das outras criaturas. Qualidades sutis que se traduzem em devoção à causa do bem, por meio da verdade, da ética, da beleza e do amor incondicional.

 

O aprimoramento do intelecto parece até mais fácil de ser alcançado que o crescimento moral. No entanto, esse último representará sempre um passo à frente, um patamar mais amplo a ser obtido, fazendo com que os seres desenvolvam uma percepção mais abrangente e sublimada da própria vida, numa sutil e amorosa sintonia com a vida dos seus semelhantes, por meio de uma conduta ético moral que os transforme em agentes de desenvolvimento mútuo no mundo.

 

Seria perfeitamente apropriado que, em proveito da evolução existencial das criaturas, o crescimento tanto moral quanto intelectual se desenvolvesse de forma paralela e harmoniosa. Contudo, compreendemos que, na maioria dos casos, isso não é muito fácil de ser encontrado. Vemos frequentemente, na nossa sociedade, criaturas moralmente desajustadas, utilizando-se da inteligência para explorar e humilhar seus semelhantes, ao passo que homens rudes, intelectualmente pouco desenvolvidos, guardam um senso ético e moral acima da média.

 

Essas são as anomalias que ainda campeiam num planeta de provas e expiações.

 

No entanto, apesar desses desafios sociais, o nosso mundo se prepara para uma profunda mudança, conforme nos é anunciado pela espiritualidade maior, transformação pela qual se possa construir uma sociedade ética, moral e intelectualmente desenvolvida, coerente com os princípios da evolução dos seres para Deus, dentro de um processo simultâneo de regeneração, amor e crescimento.

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”

Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 63

Post a comment

Print your tickets