EVITAR perguntas claramente desnecessárias

 

As regras do bom convívio social, estabelecidas em séculos passados, continuam as mesmas, mas, por se considerar moderno e atualizado, preparado para enfrentar o século XXI, era do amor e da fraternidade, o homem continua se portando como ser primitivo, praticando raramente os princípios da boa educação e do relacionamento fraterno.

 

Tendo progredido intelectualmente e crescido materialmente por intermédio da instrução, pouco ou quase nada evoluiu em termos morais.

 

Isto porque ainda não conseguiu aprender os ensinamentos de Jesus, contidos em Seu Evangelho.

 

Não compreendeu a necessidade de lutar para vencer em si mesmo o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a curiosidade!

 

Quão pobre de recato, de sensibilidade, de humildade ainda se encontra o homem!

 

A insensatez e especulação também continuam a predominar nesta sociedade, apesar da delicadeza no trato com os semelhantes.

 

Percebendo tudo isto, podemos dizer onde está o tão grande e desejado progresso do homem espiritual?

 

A fé, o amor, a esperança, a fraternidade ainda são fracas e pequeninas que até hoje pedimos a Jesus que as fortifique em nós.

 

O homem atual sente a necessidade de estar com seus semelhantes, sente que precisa de ajuda e também de auxiliar; precisa do convívio fraterno dos familiares, apesar de dificultar enormemente este tão necessário relacionamento!

 

Quase sempre cria dificuldades por simples incúria, não se dando conta de que neste mundo de Deus, quase todos os habitantes são ainda aprendizes para a vida maior.

 

Ímpetos incontidos prejudicam as suas relações quando por curiosidade, maldade, ignorância ou mesmo inveja criva de perguntas seus interlocutores, reconhecendo-as muitas vezes, desnecessárias, porém suficientemente mordazes para alterar o comportamento de qualquer um.

 

Quando se sentir irmão, com este ímpeto improdutivo coloque-se no lugar do outro e procure sentir suas reações.

 

Eduque-se e aprimore seus sentimentos para que possa controlar e superar toda e qualquer intenção de ultrapassar os limites da boa educação e assim também estender a fraternidade, respeitando o seu próximo como gostaria que procedessem com você.

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 6

 

Post a comment

Print your tickets