“A cooperação espontânea é o supremo ingrediente da ordem.”
Devemos proceder com disposição, alegria e sinceridade em todos os instantes para a realização das tarefas diárias, no trabalho e no lar.
A cooperação entre todos os homens da Terra é a meta que deve ser atingida, para que, através da compreensão, da necessidade da união se estabeleça a ordem e com ela, a elevação deste planeta a um mundo melhor.
Hão de perguntar: como cooperar, quando tantos homens procuram a dominação, digladiando-se com os próprios irmãos? Tantos na miséria e na vida subumana enquanto outros em opulência!
Irmãos queridos, isto é o Mundo, a Terra, planeta no qual o homem se encontra para aprender, educar-se, lutando e superando suas dificuldades. Sem obstáculos a vencer para que lutar? Qual a finalidade a atingir?
Não devemos lutar para vencer nossos irmãos, mas, sim, para vencermos a nós mesmos, nossas intransigências, orgulho, ignorância, enfim, aprimorarmo-nos orientados para atingir uma vida melhor. Para isto, porém, não podemos criar obstáculos e dificuldades a nosso bel-prazer.
Para que possamos vencer e conquistar um mundo e uma vida melhores é necessário que aprendamos a cooperar em tudo, nos mínimos compromissos e obrigações concernentes a cada um de nós.
Apenas quando o homem realmente se conscientizar do valor e da necessidade do trabalho em comum; que na verdade dependemos uns dos outros; que a vida terrena é um aprendizado de doação e colaboração e que isto deve ser espontâneo da parte de cada um, então este homem estará se modificando pouco a pouco para uma vida melhor em plano maior.
Quando compreender que a cooperação espontânea é a representação do amor ao próximo, este homem galgou degraus, aproximando-se mais do Mestre. Atentemos que a cooperação espontânea é também doação de si mesmo, é a prática da caridade.
Se desejamos um mundo melhor, cooperemos em tudo e com todos, seja onde ou quando se fizer necessário, espontaneamente para que valores novos sejam acrescidos em nossas vidas. Colaboremos uns com os outros e estaremos unidos no amor de Jesus e do Pai.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 4