“Ele (Jesus) se limitou a colocar, de certo modo, vida futura
como um princípio, numa lei da natureza, à qual ninguém pode escapar”
(E.S.E. – Cap. II)
Queridos irmãos, o progresso é uma lei da natureza.
Na natureza tudo nasce, cresce, produz e morre; tudo se transforma e assim notamos a colaboração de cada ser animado ou inanimado, mineral ou vegetal na sua renovação, contribuindo para o progresso do orbe terrestre.
O que morre, na verdade, apenas se transforma, pois continua servindo no trabalho de adubar, fortificando o solo, para que este, por sua vez, alimente os que dele necessitam, auxiliando o crescimento e a produção.
Se nos reinos inferiores isso ocorre em contínua simplicidade, no reino hominal, especialmente dotado de faculdades privilegiadas, o progresso é e será uma lei que o homem obrigatoriamente deve seguir em sua caminhada terrena.
Deus Pai nada cria sem finalidade.
O orbe terrestre é apenas uma das casas do Pai, onde seus filhos, aprendizes constantes, encontram-se em evolução, nascendo, crescendo, aprimorando-se moral e intelectualmente, progredindo passo a passo, para, assim, escalar com firmeza ou degraus para um estágio melhor.
O progresso que necessitamos realizar está na conquista dos reais valores espirituais. Só assim poderemos nos apresentar diante do Mestre Jesus, que em seus ensinamentos nos solicitou: “Sede logo perfeitos como perfeito é vosso Pai Celestial” e para tanto deixou-nos os ensinamentos contidos em seu Evangelho.
Eis o caminho para o progresso: a vivência desses ensinamentos, através da qual poderemos progredir, aperfeiçoando-nos para auxiliar e amparar os mais fracos, encorajar os mais fortes, tendo em mente que o progresso do homem leva consequentemente à transformação desde orbe em Mundo de Regeneração.
Precisamos atingir o progresso individual para a felicidade de toda a Humanidade, realizando, assim, a vontade do Pai Criador.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 47