Há um elemento que, comumente, não entra na balança e sem o
qual a ciência econômica não é mais que uma teoria: a educação.
– Lei do Trabalho
O homem ainda depende muito das leis que regulam o seu comportamento dentro da sociedade. Contudo, chegará o dia em que as leis humanas cairão por terra, permanecendo apenas as leis divinas, cuja obediência estará mais restrita à consciência de cada um.
O homem, criado simples e ignorante, já alcançou um índice de razoável progresso, mas, muito longe do ideal, agindo, em certos casos, como verdadeiro animal irracional.
Contudo, o progresso alcançado até o momento já lhe permite distinguir o certo do errado. Distingue, mas não consegue fazer tão somente as coisas certas, porque ainda está longe de ter assimilado as leis divinas em sua essência.
Falta gravar as leis divinas em seu coração, de modo que os seus atos estejam sempre de conformidade com sua consciência.
Apesar de tudo, o homem continua no seu processo de evolução, porque assim determina a lei do progresso.
Poderia apressar esse processo, se desse mais ênfase à sua educação moral. Esse é o grande segredo para absorver as leis divinas.
Quando isso ocorrer, naturalmente dispensará as leis humanas, porquanto o seu comportamento entre os seus pares será irrepreensível e admirável.
Nem é preciso salientar que, quanto mais evoluída for a humanidade, mais o homem agirá pela consciência, sem necessidade das leis humanas para regularem o seu comportamento social.
Da mesma forma, a ciência econômica será aplicada com mais lisura, porque ninguém se prestará a tirar qualquer vantagem pessoal em prejuízo de outrem.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 61