A moral e a inteligência são duas forças que não se equilibram senão com o tempo. – Lei do Progresso
O homem traz em sua alma um cabedal de conhecimento adquirido, em vidas passadas, e também traz o nível moral que conquistou.
A vida terrena é a oportunidade que Deus concede para sua contínua caminhada, progredindo sempre no conhecimento e na moralidade.
Muito diversificados são os meios em que o homem estagia para sua evolução. Só o tempo, que na Terra é bastante relativo, lhe oferece as oportunidades para essa evolução.
Assim como os dias e noites nunca se repetem, o aprendizado do homem também está em constante mudança, muitas vezes, imperceptíveis.
Com todo o conhecimento já conquistado, vários são os meios que Deus lhe dá para que, usando seu livre arbítrio, faça suas escolhas, com responsabilidade, em toda e qualquer época ou situação de sua vida terrena.
O homem costuma empenhar suas forças na conquista de bens materiais e o aprimoramento intelectual.
Quando suficientemente satisfeito, o que raramente acontece, percebe que algo em seu íntimo pede-lhe uma atenção especial, então, desperta para a evolução moral, segundo sua crença religiosa.
Muitas vezes, já passou boa parte de sua existência terrestre, sempre sentindo o apelo para voltar-se para Deus, porém, seu egoísmo continua fazendo-o adiar, até sabe quando!
Raramente, procura por Deus e pela própria evolução espiritual.
Só Deus, Pai e Criador de todos os homens, poderá determinar o equilíbrio dessas forças que todos trazem, sem distinção, para que sejam perfeitos como Ele, pela vivência do sentimento fraternal por toda humanidade.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63