Aquele que eleva o seu pensamento acima dos interesses pessoais admira os desígnios da Providência.
– Lei do Progresso
A humanidade não poderá ficar eternamente na ignorância e na limitação que o plano físico lhe infunde. Terá que aceitar a força da renovação, o impulso sagrado que a conduza à verdade e à luz.
Contudo, é necessário considerar que nesse particular, não nos será possível, por enquanto, realizar o que desejamos em matéria de aperfeiçoamento espiritual e sim aquilo que nos é possível, já que o caminho evolutivo é sequencial e deve ser percorrido passo a passo.
Carregamos o estigma do egoísmo, do desejo de nos sobrepujar aos outros, a necessidade quase instintiva de acumular egoisticamente bens perecíveis que, muitas vezes, nem teremos oportunidade de usufruir.
Frequentemente a morte física nos surpreende de improviso, convocando-nos a uma reflexão mais apurada a respeito dos valores essenciais, que foram deixados ao abandono pela nossa imprevidência ou pelo egoísmo.
Em várias ocasiões pedimos o auxilio de Deus e de seus mensageiros e somos beneficiados com a sua assistência, contudo, na maioria das vezes, não da forma que queríamos ou imaginávamos.
Tormentas, intempéries e sofrimentos íntimos, não raro nos visitam como resposta às nossas rogativas, convocando-nos a percorrer a senda do auto – conhecimento e da paciência, à procura de uma mudança profunda e transformadora.
Povos, nações e indivíduos atravessam periodicamente circunstâncias de luto, de desespero e de dor para enxergarem a sublime porta redentora.
Os desígnios divinos são misteriosos e inexplicáveis para nós, no atual momento de nosso caminho evolutivo.
Devemos nos elevar acima das paixões e interesses mundanos, abrindo as nossas mentes e corações para receber, no silêncio interno, a verdadeira essência de luz que nos esclareça a respeito das coisas que ainda nos escapam.
Sempre que nos abrimos para receber a verdade, ela, a grande verdade cósmica, fluirá para nós, mesmo que em dosagem homeopática.
Devemos confiar que, na medida em que o nosso recipiente interno se dilata, mais e mais nos serão doadas as dádivas de sabedoria que nos enriquecerão.
Trabalhemos com paciência e fé para termos condições de sorver o alimento de luz que vem do Alto.
Sejamos perseverantes e serenos, compreendendo que ainda é precária a nossa condição evolutiva, mas que pouco a pouco estaremos habitando páramos mais luminosos, conforme a vontade de Deus e dos nossos esforços, na busca do desenvolvimento interior.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63