Mas cada um tem o desejo muito natural de progredir para sair da situação penosa desta vida.
— Perfeição Moral
O desejo de progredir é muito natural porque faz parte da vontade divina. A Lei do Progresso atua no indivíduo, desde o momento de sua criação.
O homem já nasce com essa propensão de progredir sempre, muito embora o progresso se dê por méritos próprios e pela determinada vontade de alcançá-lo, sem esmorecimento.
Por isso, só a ele cabe a possibilidade de acelerar esse processo de evolução, desde que se conscientize de sua real capacidade de ação.
Para tanto, auxílio e orientação superiores jamais faltarão para aqueles que persistirem na vontade de progredir, de vencer a penosa situação em que se apresenta a vida terrena.
Para que o desejo de progredir se realize, é fundamental a prática da caridade, da ajuda ao próximo, feitas sem segundas intenções: as de obter vantagens próprias, mas, sim, de favorecer o próximo e satisfazer a vontade de Deus.
Agindo desse modo, despindo-se do sentimento egoísta, bônus valiosos perante a contabilidade divina serão contabilizados.
Quanto maior o número de bônus, mais iminente se torna a felicidade almejada, muitas vezes ausente, pelas situações penosas da vida material.
A necessidade do constante progresso espiritual fundamenta-se na certeza de que o espírito é imortal.
Assim sendo, cada um de nós, reiterando o desejo natural de progredir, de evoluir, tornamo-nos batalhadores incansáveis e perseverantes, responsáveis pela prática do bem, de maneira desinteressada, de acordo com a vontade de Deus, em busca da conquista da felicidade eterna.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64