O homem é um grande desconhecido de si mesmo. É capaz de conhecer as constelações e as estrelas, a cura de muitas doenças, motores de alta potência, transformações genéticas que aumentam a produtividade agrícola, mas é um iniciante no conhecimento de si mesmo.
O homem precisa tomar consciência de sua filiação divina para melhor poder se auto avaliar, conhecer suas potencialidades e poder buscar a realização de seu destino de luz.
Temos uma semente divina de poder de realização em nós que precisa ser cuidada para que venha à tona, cresça e se torne árvore frondosa que abrigue e dê frutos.
É necessária para a grande maioria da humanidade a busca do equilíbrio. Alguns escondem os complexos de inferioridade sob uma capa de arrogância e orgulho que não conseguem enganar aos que tem os olhos mais treinados em estudos de personalidades, ou mesmo aqueles que possuem um grande interesse no conhecimento das reações humanas. Outros há, cuja insegurança no convívio social e profissional leva a uma aparência de exagerada humildade que o desclassifica muitas vezes como pessoa ativa com bagagem suficiente para um trabalho de maior envergadura, tanto no campo de benemerência como no campo profissional.
Os dois extremos são danosos para aqueles que querem servir por Jesus aos seus irmãos. É preciso muita meditação, muito estudo sobre si mesmo e sobre o ideal que se quer abraçar. Somos todas criaturas de Deus e nisso somos todos iguais, porém temos experiências diversas, o que nos torna únicos. A soma das qualidades únicas é que torna a humanidade rica em conhecimentos e possibilidades de crescimento como um todo. Parecer que se pode contribuir com maior quantidade de recursos mentais, emocionais e educacionais do que possuímos é um engano, e parecer que podemos contribuir com menos do que temos também. Em primeiro lugar é preciso ter uma profunda franqueza consigo mesmo. Todos temos limites de recursos, experiência e tempo.
Descobrir a ti mesmo. Quando avaliares tuas conquistas já realizadas e tiveres consciência de teu potencial, planeja teu caminho, esforça-te para superar todas as dificuldades e barreiras e agradece toda a ajuda que Deus colocou em teu caminho, através de teu próximo.
O sentimento íntimo de realização é humilde e motivador para seguirmos em frente fortalecidos para novos aprendizados e novos desafios.
Crescendo passo a passo, caminhando sempre fortalecidos por um grande ideal e avaliando com segurança acertos e erros construiremos uma vida melhor para nós mesmos e para a coletividade em que atuamos, principalmente colocando-nos como obreiros sinceros e à disposição, na seara de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 38