COMPREENDER MELHOR
A cada nova existência, a inteligência do homem se torna mais desenvolvida
e ele compreende melhor o que é o bem e o que é o mal. – Lei Natural
Inteligência é o nome dado à habilidade em raciocinar, aprender, entender, pensar, resolver problemas.
Essa habilidade pode ser usada tanto para o bem como para o mal. Tudo depende do estágio moral em que os indivíduos se encontram. Aquele que foi criado segundo as leis morais usará sua inteligência para o bem da comunidade em que vive e da humanidade em geral. Já o homem que foi criado sem regras, sem disciplina e, principalmente, sem conhecer o Evangelho de Jesus, pensará, egoisticamente, apenas em seu bem estar e progresso.
Citemos, a título de exemplo, o caso de um indivíduo que usa sua capacidade de pensar de maneira bem organizada para planejar um crime, e o caso de um segundo indivíduo que usa a mesma capacidade para fundar uma empresa. Ambos têm facilidade de pensar e de organizar; um, porém, age ilegalmente, enquanto o outro age dentro das normas e das leis de sua comunidade.
Não é possível desenvolver plenamente a inteligência ao longo de uma única encarnação. Por isso, cada encarnação trabalhará uma faceta dessa faculdade. E somente após sucessivas vidas neste planeta que o homem atingirá seu pleno desenvolvimento mental, lembrando, como já dissemos, que é o lado moral que constituirá a base da inteligência, pois é ele que direciona a produção intelectual, seguindo a inclinação do indivíduo.
Queridos irmãos, cuidemos de nosso intelecto, a fim de que ele se desenvolva ao máximo durante cada passagem terrena. É necessário que alimentemos adequadamente nossa mente, que nos entreguemos a uma boa leitura, que ativemos nossa memória, que procuremos um ensino de qualidade e que nosso lazer seja diversificado e instrutivo.
De uma maneira geral, todos os homens, a cada experiência terrena, melhoram sua habilidade intelectual, desenvolvendo-se nesse setor. A questão é saber se a inteligência está se desenvolvendo lado a lado com a moralidade.
Por isso, muitas descobertas científicas, que facilitaram a vida do homem na Terra, acabaram por trazer-lhe mais malefícios que benefícios, pois o avanço foi apenas intelectual e não moral.
Assim, cuidemos de nossa mente, mas sem esquecer que só a mente não dará passagem a ninguém para um mundo melhor; é necessário que conquistemos dia-a-dia essa abertura, para que, ao chegarmos a este novo mundo, possamos estar totalmente integrados à sua atmosfera e vivência.
Finalmente cabe esclarecer que a inteligência por si só não leva ao aprimoramento moral; no entanto, à medida que o homem avança em seus conhecimentos, percebe que só há uma maneira de ser feliz: praticar o amor, a caridade e o respeito.
Por isso, à medida que se afasta de costumes bárbaros, toda comunidade se torna mais evoluída, pois entende que o bem e o respeito devem prevalecer entre seus cidadãos.
À medida que uma comunidade aprende a respeitar seus recursos naturais, a vida de seus habitantes se torna mais saudável. É a inteligência estimulando a boa ação.
Quando for habitado por espíritos intelectualmente bem resolvidos e moralmente avançados, a Terra deixará de ser um planeta de provas e expiações para ascender à classificação de planeta de regeneração.
Portanto, mãos à obra rumo à evolução!
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 61