“Caridade e humildade, esta é a única via de salvação;
egoísmo e orgulho, esta é a via de perdição.”
(E.S.E. – Cap. XV)
A verdadeira caridade será sempre aquela que se reveste da humildade, pois sem humilhar, favorece sem nada pedir em troca. Por esse motivo, diz-se com propriedade que a caridade e a humildade são as únicas vias de salvação, enquanto o orgulho e o egoísmo fazem com que a alma se perca em tentativas estéreis da alcançar planos de paz.
Acumular só para si, para satisfazer os caprichos pessoais, não traz a verdadeira felicidade, e a cobiça incita o que já está infeliz a procurar ter cada vez mais, ampliando o seu potencial de insatisfação que o impede de ver nas pequenas coisas e nas graças que pode distribuir, a verdadeira fonte da plenitude interior e do amor insubstituível.
Meus irmãos, dedicai-vos a externar aquilo que tendes de melhor. Principalmente vós que sois abastados, distribuí com alegria e desprendimento, forjai as armas do trabalho que sustenta os necessitados.
Saciai a sede, mitigai a fome, vesti os desnudos e, acima de tudo, fazei-o com amor, pelo amor de Deus, e encontrareis a salvação para as vossas almas, na alegria e na bondade, companheiras inseparáveis daqueles que verdadeiramente sabem doar.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 50