Deus colocou o atrativo do prazer na posse e uso dos bens materiais.
– Lei de Conservação.
Sabedor das deficiências e dificuldades do homem, Deus colocou o atrativo do prazer na posse e no uso dos bens materiais, como forma de estimulá-lo a trabalhar.
Assim, através do trabalho honesto, o homem pode comprar sua casa própria, seu carro, fazer uma viagem, atitudes essas que o atraem pois lhe dão a sensação de prazer, segurança e conforto.
Se o trabalho é o meio pelo qual se consegue adquirir os bens materiais, os bens do espírito são adquiridos através da prática de qualidades e virtudes como disciplina, respeito à hierarquia, desenvolvimento moral e intelectual, bom convívio social, criando uma situação ímpar que favorece a reparação de desvios de nossa personalidade no confronto diário com o próximo.
Ocorre, porém, que o homem, cuja personalidade ainda é imperfeita, escolhe o caminho menos trabalhoso; surgem então os desvios: alguns descobrem que os bens materiais podem ser obtidos de outras formas, embora desonestas, como o roubo, o estelionato…, e optam por seguir esse caminho. Ao fazê-lo, além de se tornarem criminosos, perdem oportunidades de praticar a caridade e de burilar sua personalidade.
Outros há ainda que pecam por exagerarem na aquisição dos bens materiais, desejados de forma anormal e considerados mais importantes do que seria de esperar, dando a eles maior importância que a devida.
Assim, queridos irmãos, muita parcimônia nesta questão.
Os bens materiais são peças importantes da vida no planeta Terra, ainda muito influenciado pela matéria. Mas não nos deixemos levar pelo exagero desnecessário; os bens materiais não podem ser mais importantes que os bens espirituais; estes últimos são os que engrandecem a personalidade e o caráter de uma pessoa.
Cuidado com o trabalho. Ele é necessário tanto para o desenvolvimento intelectual, quanto espiritual do homem. Deve ser honesto, obedecer a certas regras de disciplina e hierarquia para formar um homem de bem. Seguindo estes conselhos, temos certeza de que o homem aprimorará seu espírito, aproveitando da melhor maneira sua passagem por este planeta.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 62