APRENDA   A PROGREDIR,  SEM AMBIÇÃO

Somos, na atual existência, o reflexo daquilo que já adquirimos em nossa caminhada que se perde nos milhares de anos passados, desde que fomos criados pela misericórdia de Deus.

Partimos do estado natural, porque aquela era a nossa infância espiritual.

Com que fim fomos criados?  Para chegarmos à perfeição com Deus; porém devemos sofrer todas as vicissitudes da existência no corpo físico, para que o nosso espírito avance sempre.

Estamos contentes com o que somos?

Achamos que já atingimos tudo o que queremos? Não, não é verdade?

Queremos sempre mais, somos insaciáveis.

Porém, aprendamos a progredir sem ambição.  Mas, isto é uma contradição!  Sempre ouvimos dizer que o ser humano deve ser ambicioso se quiser progredir.  Estará certa esta afirmação?

Depende em que campo queremos avançar.

Se optamos somente pelo campo material, a ambição será tristemente uma ótima companheira, mas não aquela que certamente nos fará felizes, com paz de espírito e plena de realizações.

Cedo ou tarde descobriremos as frustrações deixadas pela ambição.

Atentemos bem, queridos irmãos, pois deveremos crescer em todos os aspectos.  Por isso, passamos por uma transmigração progressiva: primeiro imperava o instinto; tínhamos reações animalescas.  Depois, recebemos a inteligência, e nesta fase, recebemos de presente, o livre-arbítrio.  Quer dizer, adquirimos vontade própria.

Vejam que longo caminhar!

Com o livre-arbítrio pudemos escolher tudo o que queríamos fazer, para o bem e para o mal.

Com o mal retroagimos?  Não.

Pela Bondade do Pai, estacionamos. Nesse caminhar e estacionar, vir ao mundo físico e voltar ao espiritual, fomos nos conscientizando da outra finalidade para qual fomos criados, qual seja a de enfrentar a nossa parte na obra de construção do Criador. Sim, podemos ser considerados criaturas co-participes da obra de Deus!  Essa parcela que damos é um meio de progresso e nos aproxima Dele.

Mas essa aproximação da criatura com o seu Criador se dá somente quando ela avançou em todos os campos, com a predominância do espiritual, porque somos espíritos eternos e é no infinito do Universo, nos vários mundos e galáxias é que viveremos eternamente, desde que saibamos progredir.

O homem, com a aquisição da inteligência, deslanchou no seu intelecto, porém, a sua moral não o acompanhou. E quais terão sido os maiores inimigos do homem para impedi-lo de prosseguir moralmente?

Sem dúvida, queridos irmãos, têm sido o egoísmo e o orgulho os maiores entraves do seu progresso. Há um método que devemos ir colocando em prática e que se constituirá na renovação contínua de nós mesmos, através do esforço e da vontade firme de não nos desviarmos da rota traçada para a nossa ascensão, o nosso progresso.

A nos nortear para vencer o egoísmo, a única ambição que devemos ter é atingir o amor pleno, não aquele amor terreno que escraviza, que nos torna pequenos, que nos algema, mas aquele amor radioso que emana de Deus e que nos foi transmitido há tanto tempo por Jesus.

Se o amor ensinado por Ele não fosse forte e inquebrantável, verdadeiro e único para vencer a estagnação espiritual em que nos encontrávamos e ainda persistimos em estacionar, há muito teria se esvaído no nada e as forças materiais teriam nos vencidos.

Mas, não! O amor é a lei maior.  Através dessa lei gravitam todos os caminhos para o nosso progresso, quer material, intelectual, moral e espiritual e certamente nos levará a galgar os degraus que nos conduzirão ao progresso espiritual, até atingirmos a perfeição com Deus!

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 7

Post a comment

Print your tickets