APRENDA  A FALAR SEM ARROGÂNCIA

Deus nos criou simples e ignorantes, porém, à medida que avançamos no tempo, em busca da nossa evolução, sucumbimos por diversas vezes, atraídos pela porta larga da perdição. 

Em conseqüência, acumulamos dentro de nós muitos defeitos que poderiam ser evitados.  Assim, adquirimos a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a ira, a prepotência, a arrogância e tantos outros sentimentos de inferioridade.

Contudo, esta situação pode ser revertida, bastando para tanto que tenhamos disposição firme para mudar o nosso comportamento.  Com força de vontade e determinação, podemos, pouco a pouco, melhorar os nossos procedimentos. 

O melhoramento poderá ser acelerado se colocarmos os ensinamentos de Jesus em nossos corações.  Com o Evangelho entronizado em nosso íntimo, fica muito mais fácil desenvolver os talentos e aptidões que Deus, Nosso Pai, colocou em nossas mãos.

Em verdade, potencialmente, como centelha divina que somos, temos faculdades imensas a serem desenvolvidas e uma das mais belas faculdades que podemos desenvolver é, sem dúvida, o dom da palavra.

Falar é atributo inerente a toda criatura humana, todavia, falar bem e para o bem, com simplicidade, são poucos os que sabem fazê-lo.  Por isso mesmo, não raras vezes, através da palavra, acabamos ferindo e machucando o nosso próximo. 

Quantas e quantas vezes fizemos irmãos chorarem pelas palavras de crueldade, proferidas em momentos de insensatez.  Quantas e quantas vezes humilhamos o nosso companheiro pela arrogância com que rebatemos a sua ignorância, arvorando-nos em sábios.

Destarte, através da palavra, identificamos e mostramos os nossos próprios defeitos, pois através da palavra refletimos o que somos.  Está na hora, portanto, de refletirmos sobre a maneira com que utilizamos este extraordinário dom de comunicação que Deus nos concedeu.

Assim sendo, vamos pedir forças a Jesus para que possamos direcionar as nossas palavras somente no sentido do bem.  Procurando realizar a nossa reforma íntima, vivenciando os ensinamentos de Jesus, em pouco tempo estaremos refletindo alegria e bondade em nosso olhar, para falar com brandura e simplicidade, irradiando muito amor e carinho aos nossos semelhantes. 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 7

Post a comment

Print your tickets