“Antigamente o céu era tomado com violência, mas hoje o será pela caridade e pela doçura.”

“Antigamente o céu era tomado com violência, mas hoje o será pela caridade e pela doçura.”

(E.S.E. – Cap. XXV)

 

Quando Jesus disse que “antigamente o céu era tomado com violência”, estava se referindo ao tempo de Moisés, em que a sociedade era orientada e disciplinada pelo temor. Para manter a ordem social, Moisés aplicava a lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. Para fazer com que o povo obedecesse às suas ordens, Moisés proclamava que elas vinham de Deus.

Assim, Moisés impôs uma disciplina rígida pelo temor, por meio da violência, a fim de manter sob seu jugo implacável o controle de um povo ainda bárbaro e inculto. Era dessa maneira que Moisés entendia que seu povo poderia alcançar o Reino dos Céus.

Com a chegada de Jesus, uma nova filosofia de vida foi implantada. Uma nova ordem social foi estabelecida, pela qual o céu seria alcançado pela caridade e pela doçura, isto é, pelo amor.

Jesus chegou trazendo a ideia de um Deus cheio de bondade, de infinita misericórdia, fazendo do “amor ao próximo” a condição maior para alcançar o Reino dos Céus.

Hoje o Espiritismo nos ensina não apenas que devemos colocar em prática o mandamento maior de Jesus, qual seja “amar ao próximo como a si mesmo”, como também que jamais devemos usar de violência contra nossos semelhantes.

Violência nesse caso tem sentido amplo, não se restringindo apenas à violência de ordem material, mas também à de ordem mental e espiritual. Assim, qualquer constrangimento contra a livre manifestação do pensamento e da ação torna-se violência.

Destarte, devemos sempre respeitar o livre arbítrio de nosso semelhante, mesmo que ele esteja transgredindo os comezinhos princípios da moral, pois, do contrário, estaremos violentando a consciência desse alguém.

Por isso, o céu só pode ser alcançado por aquele que age seguindo o princípio da doçura, da caridade e do amor.

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”

Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 52

Post a comment

Print your tickets