Sob a influência das suas paixões, o homem criou direitos
e deveres imaginários, condenados pela lei natural.
– Lei do Progresso
De todos os seres criados por Deus o homem é o mais impetuoso e voluntarioso, tentando superar até mesmo as criações do Pai.
Em todos os tempos, sua inteligência tem sido aprimorada, desenvolvendo o intelecto em detrimento da evolução espiritual.
Assim, procurando melhorar sua condição de vida, seu lar, sua posição social, desenvolvendo novas técnicas para proporcionar mais conforto e prazer aos familiares, assume responsabilidades, muitas vezes, superiores a sua capacidade, resultando em verdadeiras auto-obsessões.
Conforme sua evolução intelectual, cria novas leis que nem sempre lhe são favoráveis, pois, se lhe dão direitos e deveres de conformidade com seus desejos, dão-lhe também inúmeras obrigações que devem ser respeitadas, o que muitas vezes lhe traz consequências imprevisíveis.
O homem, para bem viver, não só pode, como deve usufruir de todo o progresso conquistado, observando e respeitando a lei natural que rege todo o universo.
O respeito aos semelhantes é correspondente ao respeito e ao amor a Deus, seu Criador, auxiliando todos a evoluírem, proporcionando melhores condições ao progresso e à evolução da Terra e, consequentemente, extensiva ao homem.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 63