A educação é base para a vida em comunidade, por meio de legítimos processos de
aprendizagem que fomentam as motivações de crescimento e evolução do indivíduo.
A educação é, sem dúvida, “base fundamental para a vida em comunidade por meio de legítimos processos de aprendizagem que fomentam as motivações de crescimento e evolução do indivíduo.”
Por meio da aprendizagem, seja dentro do lar, seja na escola, a criança recebe os ensinamentos fundamentais e indispensáveis à formação de seu caráter, tornando-se capaz de desenvolver suas aptidões.
Os pais ou responsáveis devem participar pari passu da aprendizagem de seus filhos, seja na escola seja dentro do lar.
Entretanto, é no lar que são alicerçados, com muita atenção e cuidados especiais, os fundamentos de uma boa educação. Para tanto, é mister que os pais ou responsáveis forneçam bons exemplos comportamentais que induzirão os filhos a seguirem seus passos.
Ademais, é preciso lembrar que, pela convivência muito estreita do dia-a-dia, os filhos assimilam rapidamente as virtudes e os defeitos dos pais.
É por essa razão fundamental que os pais devem esmerar-se em dar-lhes sempre o melhor exemplo possível, seja moral, social ou intelectual.
Os exemplos edificantes constituem a melhor maneira de fomentar o crescimento dos filhos, em todos os sentidos.
Já foi provado que o papel principal dos pais dentro do lar é o de incrementarem as melhores aptidões de seus filhos, a fim de que estes últimos possam contar com a possibilidade de serem verdadeiros homens de bem.
Destarte estarão contribuindo para formar uma comunidade mais estruturada, com homens proeminentes e cidadãos responsáveis.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 77