“A virtude da vossa geração é a atividade intelectual, seu vício é a indife­rença moral”

“A virtude da vossa geração é a atividade intelectual, seu vício é a indife­rença moral”

 (E.S.E.-Cap. lX)

 

Queridos irmãos.

Durante o tempo em que Jesus esteve entre nós, os povos foram predis­postos ao trabalho em prol do desenvolvimento da cultura, dando relevante valor ao crescimento exterior, lutando, criando conflitos entre irmãos, padecendo, fa­zendo justiça à base de guerras, invadindo terras e dominando imensas regiões; eis como procuravam demonstrar suas virtudes e lealdade.

Hoje, porém, após tantos séculos, o homem foi aos poucos se desenvol­vendo intelectual, material e espiritualmente; conseguiu superar as deficiências onde a força era considerada uma virtude. Destaca-se em toda a Terra o desen­volvimento de uma geração mais esclarecida, amadurecida pelo saber, dedicando-se a conquistar pela inteligência, abrindo cada vez mais os campos de interação através do estudo, da pesquisa, proporcionando a todos os homens a luz que deve iluminar novos caminhos rumo a um mundo melhor.

A ciência das coisas é uma virtude que esclarece, dando-nos potenciali­dade para desenvolver todos os setores, para desfrutar com segurança uma vi­da melhor a cada dia. Na realidade, sem ela não poderíamos obter o pro­gresso, o crescimento, a evolução, o aprimoramento do homem e, consequen­temente, do nosso planeta.

Irmãos, tudo corre muito bem quando há homens que se doam em prol da humanidade, atitude apreciada e exemplificada pelo Mestre Jesus.

Se os homens agissem baseados nos ensinamentos evangélicos, quão elevado estaria este mundo!

Infelizmente, ainda nos encontramos tão pequeninos e, apesar de todo o progresso intelectual, não conseguimos vencer tantos vícios. Muitas vezes, encontramos personalidades ilustres, dotadas de grande visão intelectual, vanguardeiros nas ciências que dominam, mas que deixam a luz penetrar apenas em parte, a outra se obscurece nos vícios morais em que a indiferença em com­batê-los é visível, acomodados que se encontram nos deleites da carne.

Queridos irmãos, vícios há e sempre existirão. Esforçar-se, reconhecer para vencê-los é a meta primordial pela qual o Pai nos permite o crescimento intelectual.

Procuremos seguir Jesus.

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 49

Post a comment

Print your tickets