Aprender sempre proporcionou e proporcionará o despertar da inteligência do homem; é para isto que ele vem nascendo e renascendo nesta Terra.
Aprender por si só já é um trabalho.
Aprender é enriquecer-se, acrescentando algo mais aos conhecimentos já adquiridos, acumulando assim, novas informações as quais sempre serão utilizadas em benefício próprio ou da humanidade.
O trabalho é o meio pelo qual o homem completa sua mais honrosa e dignificante tarefa nesta Terra, com oportunidade de crescimento, aprimorando-se, conseguindo através do seu próprio esforço o sustento para si e em parte para todos seus irmãos.
Trabalhar é produzir, trabalhar é engrandecer-se, dedicando seus dias ao preenchimento de todas as ocasiões e oportunidades que lhe são dadas pelo Pai.
Trabalhar, trabalhar sempre, irmãos, é esta a razão maior de todos os seus dias terrenos, para que possam assim elevar-se em moralidade e espiritualidade, aproximando-se cada vez mais de nosso Amado Jesus.
Porém, agora vejamos o alerta que nos chama:
Aprenda a trabalhar, sem desânimo.
O trabalho, seja qual for, leva sempre a um desgaste de energias que o homem cauteloso deve procurar repor com o merecido repouso.
Quando o trabalho não é bem aquele em que gostaríamos de nos ocupar, o ânimo enfraquece, a vontade se anula e vem então aquele abatimento físico, o desânimo entra com toda pujança e o homem se desequilibra física e emocionalmente.
Meus queridos, jamais deveremos permitir que isto se concretize. É como um sintoma febril que desarma toda uma estrutura molecular. O desânimo abate, enfraquece e arruína toda e qualquer pretensão de progresso, de crescimento e vitória.
Apesar de tudo e de todos os obstáculos com os quais nos deparamos no nosso dia-a-dia, nunca devemos nos entregar ao desânimo.
Estes obstáculos só nos auxiliam, pois no obrigam a pensar, a procurar soluções, a modificar os nossos valores, a compreender toda e qualquer avaliação e crítica, colaborando assim para o nosso melhoramento, aprimorando nosso modo de ver e sentir, de fazer, de mandar e de obedecer.
Dificuldades existem, sempre existiram e continuarão presentes, seja qual for seu tipo de trabalho, não espere só rosas e perfumes, bálsamos suaves no seu trabalho diário.
Mas aprenda com Jesus, com Deus nosso Pai que sempre está trabalhando sem desânimo, organizando todo o Orbe terrestre para os filhos que ainda estão longe de compreender este magnífico trabalho, reclamando muitas vezes da própria mudança da natureza.
Aprenda a trabalhar sem desânimo, pois a luta merece e deve ser vencida pelo nosso esforço, já que somos indivíduos à procura de uma vida melhor e maior junto aos nossos irmãos nesta Terra e também junto a Jesus e ao Pai.
Trabalhe, hoje, agora e sempre projetando sua luz harmoniosa com fé e amor, seguindo os passos de Jesus, deixando também seus passos marcados que ensinarão seus filhos, amigos e irmãos a seguirem firmes e confiantes.
Ainda que nada dê certo por períodos maiores, dediquem-se, irmãos, com mais afinco ao trabalho, reconstituindo-se das dificuldades, não desanimando, continuando sempre como o faz Deus nosso Pai, vencendo a tudo com paciência e amor.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 7