RESPOSTAS PRECISAS I

 

A educação encontra no Espiritismo respostas precisas para melhor

compreensão do educando e maior eficiência do educador. 

— SOS Família

 

 

Queridos amigos, para os espíritas, aqueles que creem que cada vida na Terra é especial por ensejar oportunidades infinitas de trabalho em favor do bem, de aprendizado, perdão, reconciliação e progresso, a passagem pelo planeta se repete, mas, cada vez que um espírito renasce, todas as oportunidades também se repetem.

 

A educação, para tem eles, uma atenção redobrada, pois a encarnação é sempre uma oportunidade de aprender e fazer de novo aquilo que não foi bem feito.

 

Assim, renasce-se em uma família, para reconstruir laços que se perderam, para se aprender a lidar com situações aflitivas e, em especial, coloca-se em cheque o espírito para ver se, desta vez, ele dominou suas fraquezas.

 

A educação para aquele que crê nas encarnações sucessivas é a grande chave do progresso e evolução.

 

Só há caminhos adiante para aquele que realmente aprende a lição de casa.

 

Onde pode o espírito reencarnante aprender?

 

Primeiramente, em seu ninho doméstico, onde ocorrem seus primeiros contatos com o mundo e onde os verdadeiros valores morais são ensinados, observadas as más tendências, hábitos e vícios destruidores.

Infelizmente, muitos lares quedam-se inertes neste quesito.

 

Depois, na escola, com os professores e colegas, já vivendo, na prática, mas, de maneira branda, o que realmente é a vida: cada um por si e às vezes alguém estendendo a mão ao que ficou para trás.

 

Em seguida os amigos de rua, templo religioso, faculdade, trabalho e está a vida como segue.

 

Se, por um lado, todo espírito é um educando, é também um educador. Sempre estamos sendo observados e muitos acabam nos imitando o comportamento.

 

Nossa responsabilidade é muito grande, porque, sem perceber despertamos admiração ao redor e pessoas desejam ser como nós.

 

A vida na Terra é uma constante aprendizagem.

 

Para você que lê estas palavras, atente e reflita que tipo de educador é você?  Suas atitudes são dignas de um filho de Deus? Como educando, como vão seus sonhos e como busca realizá-los? Quais valores você escolheu para sua vida?

 

Se somos aprendizes, também somos exemplos para muitos; assim, caminhe, irmão, em paz, aproveitando esta chance única que é reencarnar. Sonhar, ter metas, desafios, mas principalmente tornar-se um ser humano melhor hoje que no passado. Ajudar a desvendar os olhos daqueles que cruzarem seu caminho, mostrando que a vida pode ser difícil, mas, o amor é sempre a melhor resposta.

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 77

 

 

Post a comment

Print your tickets