PAZ, PERDÃO E AMOR  

Somente em Jesus a paz inalterável, o perdão incondicional, o amor irrestrito.

 – Irmão José

 

 

“A minha paz vos dou”, disse Jesus. Mas até hoje os homens não compreendem a paz na forma como foi apresentada. Buscam-na nas regalias da vida, na serenidade da natureza, nas alegrias momentâneas, na concordância de suas ideias.

 

“Perdoai para serdes perdoados”, disse Jesus. Mas os homens encontram dificuldades para perdoar seu amigo ou inimigo, porque o orgulho e o sentimento do egoísmo falam mais alto na defesa de seus interesses materiais.

 

“Amai-vos uns aos outros”, disse Jesus. Mas os homens acham intrigante essa recomendação e dizem: “como amar aqueles que nem conheço? E aquele que me apunhala pelas costas?”

 

Entretanto, sem a compreensão dessas máximas, os homens não se libertarão de seus sofrimentos, não avançarão em sua evolução espiritual.

 

A paz que Jesus nos outorga não é a paz que o mundo físico nos oferece, mas é a paz do coração que se obtém com o dever cumprido, a paz do auxílio prestado a quem precisa, a paz da amizade sincera a todos que atravessam nosso caminho, a oração silenciosa oferecida por toda a humanidade e a resignação e paciência diante dos acontecimentos que não podem ser compreendidos e amenizados, mas somente sentidos, sofridos e aceitos.

 

Os homens somente compreendem e sentem essa paz quando exercem o perdão a si mesmos, diante dos seus erros, e a seus semelhantes, nas mínimas coisas, relevando atitudes, palavras e atos.

 

O perdão incondicional é aquele que realmente esquece a ofensa e ela não faz morada em seu coração.

 

Quando Jesus explicou que deveríamos perdoar setenta vezes sete, não estipulou um número fixo, mas levado ao infinito. Como vemos em todas as ações de nossos semelhantes, no dia a dia, sempre alguma implicância com a nossa pessoa, estamos sempre nos sentindo ofendidos.

 

Quanto antes exercitarmos a nossa visão espiritual, a nossa compreensão para os atos da vida, quanto antes nos livrarmos de nosso orgulho e egoísmo, com maior brevidade entenderemos o sentido do perdão e o colocaremos em prática.

 

Buscar a paz e perdoar, incondicionalmente, é estar invadido de um amor puro e irrestrito, como Jesus nos legou.

 

Ele veio especialmente a este mundo para nos trazer amor, ensinar como amar, e exemplificou com sua vida para salvar a todos aqueles que lhe foram dados pelo Pai Maior.

 

Lembrando-se de que Ele disse: “Eu e o Pai somos um”, nos entregaremos definitivamente a esses sentimentos de Paz, Perdão e Amor, porque queremos pertencer a essa santa e bendita união, que nos fará partícipes da feliz vida eterna.

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 72

 

Post a comment

Print your tickets