Uma só coisa esfria em muito o fervor do progresso e emenda: o horror às dificuldades ou ao esforço da luta.
Todos nós que constituímos a humanidade terrena sabemos e conhecemos nossas fraquezas, nossos pontos vulneráveis tanto físicos quanto espirituais e trabalhamos, como sempre nos foi ensinado, para o progresso do lar, da Pátria ou mesmo individual.
O homem se esforça, estuda, colocando sua esperança em futuro melhor.
Para que isto? Para que tudo isto assim tão metodicamente planejado?
Tudo isto faz parte da evolução do homem, precavendo-se contra as “visitas” inesperadas ao seu bem-estar físico. Ele se prepara da melhor forma possível contra as adversidades materiais, porém, nunca o faz devidamente para a luta maior, mais renhida e mais difícil: a luta da educação, do aprimoramento e engrandecimento espirituais.
Nem sempre toma conhecimento de seu próprio espírito, pois a luta para sua sobrevivência é imediata. Se tem uma família para sustentar, necessitada de sua proteção, seu esforço, assim como sua responsabilidade e preocupação, muitas vezes não têm fim.
Muitos não suportam as dificuldades em que tropeçam procurando sair ao largo, delegando responsabilidades para assim não tornar pesada sua consciência tão cansada; sua mente deve ter um pouco de repouso e encontra desculpas mil, prejudicando a si mesmo, antes de tudo.
O medo de perder é uma constante quase inata à natureza do homem. Nem todos se preparam para a luta material e bem poucos tentam, por esforço próprio, lutar pelo seu progresso espiritual.
O progresso do homem é lento e gradual, justamente devido às suas deficiências físicas e espirituais, as quais serão vencidas em épocas diferentes, de modo diverso e por aprendizado nem sempre suave.
Tudo depende de sua boa vontade, força, fé, coragem e esperança. Seu progresso depende de sua confiança em Deus Pai, da compreensão em que dificuldades e lutas são os degraus de subida, por esforço próprio, vencendo-os sempre com fé e amor, tendo a certeza que Jesus o está amparando; enfrentando-os com firmeza e bom ânimo.
Só assim poderá progredir e escalar os degraus para as alturas celestes.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 12