O homem foi criado por Deus para ser feliz e faz parte de sua felicidade uma perene conquista sobre si mesmo e sobre o mundo onde se encontra. Saber administrar as conquistas realizadas representa grande sabedoria.
O homem é um grande desconhecido de si mesmo, mais fácil lhe é dominar as forças externas, quer da natureza, quer de seus irmãos em humanidade, do que conhecer-se e dominar os impulsos, muita vez, ainda primários, que o colocam em situação de inferioridade.
Crescer é uma tarefa difícil; significa romper com a situação confortável em que nos encontrávamos na infância, quando não nos era solicitado praticamente nada, apenas nos alimentavam a tratavam de nossas necessidades com recursos alheios ao nosso conhecimento e mesmo vontade.
A Sublime Perfeição de Deus, porém, nos criou com um destino muito além da passividade da infância. Sua imensa bondade nos preparou para sermos conquistadores ativos de nós mesmos e senhores de nosso destino, não apenas quando encarnados, mas por toda a eternidade.
Nosso compromisso primeiro deve ser merecer a confiança divina em nós depositada e amealhar conhecimentos em todas as oportunidades que nos são oferecidas, mesmo aquelas que vêm acompanhadas de experiências dolorosas. Nada chega a nós por acaso, toda experiência tem conteúdo de ensinamento e crescimento. Bem aproveitar os momentos difíceis faz parte de sabedoria conquistada, muitas vezes com lágrimas e preces.
Se queres bem aproveitar a oportunidade da experiência na carne, conscientiza-te de que todo obstáculo vencido significa enriquecimento interior, bagagem a nos acompanhar para sempre.
Busca o crescimento consciente, com metas planejadas e esforço em alcançar o sucesso que te reanima e fortalece, para que continues estudando, praticando a caridade, onde estiveres, com a humildade de quem sabe que o caminho é longo, mas com disposição para os primeiros passos, norteados pelo Evangelho.
Alinha a tua vida ao bem e ao trabalho em favor de todos, com muito amor, para que as forças divinas que envolvem o universo possam sempre te alcançar; assim, te sentirás partícipe da obra de crescimento do planeta e da humanidade.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 38