O mundo chegou a um nível de informações excelente, quase todas as informações estão disponíveis, quer pela televisão, rádio, cinema, informática. Muitos se acreditarão poderosos, crendo que o poder vem da informação e não da criação.
Assistimos a muitos irmãos estonteados diante de um mundo que se apresenta quase irreal e dando vazão a ideias imaturas, ambiciosas e irresponsáveis, aproximando-se perigosamente de um estado mental enfermiço e que necessitará de tratamento prolongado e doloroso.
A explosão demográfica, por sua vez, conduziu o mundo a aglomerações enormes, descontrolando as autoridades. Muitas cidades estão praticamente ingovernáveis. Espíritos oportunistas e ambiciosos se aproveitam deste estado de transição da humanidade para enriquecimento desmerecido e tomada de poder irresponsável.
Mas, pobre daqueles que acreditam se achar acima e além da lei, porque se a lei dos homens pode demorar a flagrá-los, a lei de Deus atenta e justa tudo registra. Os arquivos divinos detêm todos os planos elaborados por Deus e seus prepostos para o progresso da humanidade, que há de progredir, apesar dos entraves de algumas consciências adormecidas.
A experiência nos tem mostrado o sofrimento dos orgulhosos senhores mundanos, ao se encontrarem com almas generosas e simples que nem se deram conta do engano de que foram alvo. Porém, o malfeitor sempre se dá conta do mal que fez, pois, sua própria consciência desperta, é a primeira a apontar-lhe os erros e a exigir reparo.
A paz é laboriosa e exigente. Não se conforma com arranjos ou explicações pueris.
Por isso meus queridos irmãos, há que se cultivar a justiça com amor ao próximo, caminho que nos conduz a Deus. Não aceites jamais promessas de ganho fácil, sem trabalho que o justifique. Seja a tua palavra única no bem e no trabalho edificante em benefício próprio e da humanidade.
Nada se pode comparar à satisfação do trabalhador que cumpriu a sua parte, e pôde observar o resultado em benefício da comunidade onde se movimenta. Não existe felicidade maior do que aquela que nos traz o ideal alcançado, após anos de luta e trabalho honrado.
Ninguém produz somente para si mesmo. Que seja o produto de teu trabalho, alimento que traga saúde física, mental e espiritual a muitos.
Que seja tua vida um louvor à graça e à bondade de teu Criador que em ti colocou a Sua expectativa de artífice para a construção de um mundo melhor.
Não te conformes com menos do que o bem que podes produzir.
Sejas, enfim, digno da paternidade de Deus.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 38